Andradas é a Cidade que Mais Cresce na Região: Saiba Como Sair na Frente Também

0
247
Andradas MG - studio 46
Realizado durante o segundo semestre de 2010, o Censo Demográfico, organizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aponta tendências interessantes para o futuro do município. O que existe de concreto é que, consolidado o número de 37.302 pessoas, pode-se constatar que a cidade é a que mais cresceu em número de habitantes na região, nos últimos dez anos. Em 2000, a cidade tinha 32.968 habitantes, ou seja, 11,5% a menos do que os números atuais. Mantida esta tendência, a cidade deverá passar da casa dos 40 mil habitantes a partir de 2014, e mais do que isso: O aumento da população significará crescimento das verbas a serem destinadas ao município, já a partir de 2012.
Isto deverá ocorrer porque algumas das verbas repassadas pelo governo federal aos municípios levam em consideração o número de habitantes. Destaca-se, entre essas, o fundo de participação dos municípios, uma transferência constitucional, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados. São fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual. Atualmente, Andradas está na faixa correspondente ao coeficiente 1.6, e como os cálculos das estimativas de população até o próximo Censo levarão em conta as tendências apontadas pelos números de 2010, o IBGE deverá considerar que a cidade passará dos 37.357 habitantes – número necessário para se trocar de coeficiente – já neste ano.
É difícil saber o quanto a cidade receberá a mais de verba nos próximos anos, já que o cálculo varia de ano a ano. Através do site do Tesouro Nacional (www.tesouro.fazenda.gov.br), porém, se pode realizar uma estimativa. Em 2010, cidades pouco maiores que Andradas, como Machado, que tem 38.864 habitantes, receberam R$ 11,5 milhões de reais, enquanto Andradas recebeu R$ 10,2 milhões.
Trata-se de uma diferença considerável, e que poderá ser aplicada em diversos setores, como saúde, educação e transporte, trazendo importantes benefícios a população. Tanto a atual administração quanto as posteriores poderão administrar este aumento que já pode ser dado como certo, e desde já, cria-se grande expectativa pra saber como ele será aplicado.

População da região e taxa de crescimento

Poços de Caldas – 152.496 (11,0%)
São João da Boa Vista – 83.661 (7,5%)
Espírito Santo do Pinhal – 41.919 (3%)
Caldas – 13.630 (6%)
Ipuiúna – 9.522 (5%)
Santa Rita de Caldas – 9.031 (Diminuiu 2%)
Santo Antônio do Jardim – 5.943 (-3,43%)
Ibitiúra de Minas – 3.406 (3%)
COMPARTILHE
Próximo artigoTerremoto em Poços de Caldas e Caldas
Eu ajudo empresas a aumentar as vendas dos seus produtos ou serviços através da internet. Se você tem um negócio e deseja expandir o potencial da sua empresa através do marketing digital eu posso te ajudar.

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome