Colégio Experimental Integrado de São João realiza Feira de Profissões

0
116

O Colégio Experimental Integrado de São João realizou a Feira de Profissões, voltada aos alunos do Ensino Médio e aberta ao público em geral, que pode assistir a palestra, conversar com profissionais de mercado e conhecer cursos de universidades que estiveram presentes.

O palestrante do evento foi o Professor João Otávio Bastos Junqueira, que falou aos estudantes sobre as mudanças das profissões e as áreas promissoras do século XXI (como robótica, nanotecnologia e impressão 3D), além de dar dicas de como se tornar um profissional diferenciado. João Otávio ainda trouxe vídeos motivacionais que fizeram os alunos pensarem no futuro. Também enfatizou muito aos jovens que as escolhas estão em constantes mudanças e que o mais importante para o mercado de trabalho é “aprender a fazer e aprender a vida toda”.

Para a aluna Maria Eduarda do Prado, a palestra foi muito interessante, pois destacou justamente que devemos fazer aquilo que temos prazer e não só pensarmos no retorno financeiro, porque isso é uma consequência. “Devemos escolher aquilo que realmente gostamos para que sejamos felizes”.

Bate Papo com profissionais das áreas de Humanas Biológicas e Exatas

Após a palestra os alunos puderam se dividir em equipes para um bate papo com profissionais das áreas de Humanas, Biológicas e Exatas. Na turma de cada área, os profissionais se apresentaram, contaram um pouco como foi a escolha da carreira e como é a profissão no dia a dia, o que fazem, onde atuam e deram dicas aos jovens que irão prestar vestibular. Os alunos puderam tirar as dúvidas e curiosidades a respeito de cada profissão representada.

O estudante Pedro Teixeira ressaltou que esse “bate papo” os auxilia a terem uma certeza do que querem. “Ainda estou no segundo ano, mas conversei com os profissionais da área de Exatas e pude perceber como é o mercado e a atuação. Estou pensando muito em Engenharia de Produção”.

Já a aluna Isabella Brunelli Foti, do 3º Ensino Médio, ressaltou que o evento foi muito significativo. “ Achei a palestra uma motivação para nós que estamos vivendo um momento de tensão pré-vestibular. João Otávio citou as profissões do século XXI e isso é bem legal. Quanto ao “bate papo”, eu fiquei na sala de Humanas, e os profissionais que se apresentaram me passaram segurança. Pude conversar, tirar minhas dúvidas e ter certeza de que vou prestar Direito”.

Sobre

A Feira de Profissões é promovida pelo Colégio Experimental Integrado com o intuito de apresentar aos alunos do Colégio e de outras escolas os profissionais das mais variadas áreas para que eles possam decidir, de forma convicta, qual carreira seguirão. “Nós queremos que nossos alunos conheçam com amplitude as profissões existentes e que saibam o que cada um desenvolve no seu dia a dia, como e onde atuam. Isso faz com que o leque de possibilidades para eles seja amplo e, assim, obtenham certeza daquilo que querem, sabendo como é o mercado de trabalho”, destaca a coordenadora no Ensino Médio Milena Rehder Batista.

Universidades também foram convidadas a participarem e estiveram presentes com seus “stands” na Feira de Profissões: a UNIFEOB, UNIP, UNAERP e FAAGROH. Os alunos conheceram os cursos oferecidos por cada instituição, as grades curriculares, a atuação e ganharam brindes.

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome