Como passar no vestibular: 10 Dicas para VOCÊ arrebentar no dia do exame.

0
340
como passar no vestibular
como passar no vestibular

Você quer saber como passar no vestibular? Você já fez cursinho pré-vestibular, mas mesmo assim quer saber como estudar para prova?

Acompanhe esse artigo e descubra o que você precisa fazer para passar no vestibular de medicina, arquitetura, de direito ou qualquer outro.

Hoje nós decidimos ajudar aos milhares de estudantes que acompanham o portal Studio 46.

Como o nosso intuito é levar informação útil para os andradenses e cidades circunvizinhas nada mais justo que publicar informações que ajudem os jovens que estão ingressando na faculdade e precisam de uma ajudinha para entrar nesse novo mundo, que é a universidade.

Com base em várias pesquisas realizadas descobrimos que uma das maiores dificuldades que tem deixado a grande maioria dos futuros universitários aflitos é o medo de não passar no vestibular.

 

Perguntas do tipo:

  • Como estudar para o vestibular sozinho;
  • O que estudar para o vestibular 2017;
  • Estudar para vestibular pela internet grátis;
  • Estudar sozinho vestibular medicina;
  • Material para estudar para vestibular;
  • Como passar no vestibular fai medicina;
  • Como passar no vestibular fai medicina 2017;
  • Como passar no vestibular unifeob;
  • Como passar unifeob vestibular 2017;
  • E assim a lista segue…

 

Como passar no vestibular: 10 Dicas para VOCÊ arrebentar no dia do exame.

Para ajudar esses vários alunos a passar no vestibular, nós reunimos 10 dicas que forma elaboradas com base em pesquisas com dezenas de alunos que foram bem-sucedidos em seus exames pré-vestibular.

Preparado?

Então anote todas as dicas e utilize como se fosse um manual que vai fazer você ganhar tempo e ficar super afinado no dia da prova.

 

Dica número 01 de como passar no vestibular – Estude Sempre, não apenas quando estiver perto de fazer o exame.

como estudar para o vestibular sozinho
como estudar para o vestibular sozinho

Um erro grave da maioria que quer passar no vestibular é só estudar quando a data do exame está próxima. Aí, se depara com o problema do curto espaço de tempo para o aprendizado.

O segredo é estudar desde sempre. Está sempre se atualizando e procurando materiais relacionados ao assunto.

Quando você se prepara com antecedência, fica mais fácil dominar as questões que vão cair nas provas.

 

Dica número 02 – Estabeleça uma rotina de estudos

A segunda dica de como passar no vestibular é estabelecer uma rotina de estudos.

Se tem uma coisa que faz boa parte dos alunos reprovarem no vestibular é não ter definido uma rotina de estudos antes, que permitisse ficar bem preparado.

Estabeleça como irá estudar as disciplinas, quantas horas vai estudar? Você vai estudar um pouco sobre cada matéria em um único dia durante vários dias, ou vai estudar uma matéria por dia? É importante ter isso bem estabelecido.

Um ponto importante a ser levado em consideração é definir a quantidade de horas que você poderá estudar, e dividir a quantidade de horas em períodos entre estudo, intervalos curtos e refeições.

A cada duas horas de estudo, dê um pequeno intervalo entre 10 – 20 minutos. Isso ajuda a absorver mais o conteúdo que você está estudando.

 

Dica número 03 – Use todas as formas de estudo disponíveis hoje

o que estudar para o vestibular 2017
o que estudar para o vestibular 2017

Nos dias de hoje com a internet está muito mais fácil de estudar. Você pode escolher entre vídeo, áudio ou o mais tradicional texto dos livros e artigos em blogs como este que você está lendo agora.

Tem gente que gosta mais de ler, outros preferem assistir vídeos, já outro grupo de pessoas acha melhor ouvir áudios. O mais indicado é que você use as três formas de absorver conteúdo.

Segundo estudos da Universidade de Harvard, você aprende mais quando usar os três canais de aprendizagem. Por isso, para que ficar perdendo tempo e demorar mais para aprender, se você pode multiplicar seus estudos por 3 não é mesmo?

 

Dica número 04 – Leia Livros Revistas e Jornais sobre assuntos que estão acontecendo no Brasil e no mundo.

A essa altura você deve estar se perguntando, isso é sério?

Com tanta informação disponível na internet eu tenho que ler revistas e jornais?

É sério!

Mas, fique tranquilo (a), que isso é por um bom motivo, e vai te ajudar. Quando eu explicar você vai entender melhor.

Apesar de toda essa enxurrada de informação disponível na internet é de extrema importância que você leia livros, revistas e outros materiais impressos que falem sobre os assuntos que vão te ajudar.

Na internet você irá encontrar tudo que precisa para passar no vestibular, o problema é que além de todo o material existente, você irá se deparar com um monte de distração. Facebook, Instagram, Snapchat e outros.

Tome cuidado para as distrações não distanciarem você do seu objetivo principal, que é passar no vestibular.

 

Dica número 05 – Classificar todas as matérias em três categorias de dificuldade

material para estudar para vestibular
material para estudar para vestibular

A quinta dica é você separar todas as em três categorias de dificuldades, sendo elas:

  1. Facilidades: Como o próprio nome já diz, nesta categoria você irá listar as matérias que você considera como matérias fáceis de estudar.
  2. Dificuldades: Nesta segunda categoria, você vai listar as matérias que têm um certo grau de dificuldade para estudar.
  3. Impossibilidades: Já na categoria de impossibilidades você vai listar as matérias que acha muito difícil de aprender. É aquela matéria, ou são aquelas matérias que por mais que você estude, não conseguem entrar na sua cabeça.Como aproveitar o melhor de cada categoria e ficar afina do vestibular?Para obter melhores resultados em seus estudos, divida o seu tempo de acordo com cada uma das categorias e principalmente de acordo com o grau de dificuldade. Por exemplo:Comece a estudar as matérias que você considera um pouco mais difíceis. Já que a cabeça está fresquinha e você consegue absorver o conhecimento com mais facilidade.As matérias que estão na categoria impossibilidades, estudo menos tempo que as demais. Já que são matérias muito difíceis de você aprender, elas devem ficar por último na escala de prioridade.Talvez você já tenha ouvido falar que para ter sucesso, é preciso melhorar onde NÃO somostão bons. Mas, se usarmos o tempo gasto em algo muito difícil para aprimorar nossos pontos fortes, sofreremos menos e teremos mais chance com as matérias mais fáceis do que as que têm um certo grau de dificuldade.

    Eu não estou dizendo para você parar de estudar as matérias que considera difíceis, mas sim priorizar as matérias que são mais fáceis.

    Nas matérias que você considera quase impossível de aprender, é recomendado você pedir ajuda de alguém para te ensinar. Assim você não fica tentando inventar a roda não é mesmo?
    Já as matérias da categoria dificuldades, use um tempo maior para estuda-las. Assim poderá se aprimorar e ter maior domínio sobre essas matérias.

 

Dica número 06 – Simule como se estivesse fazendo a prova do vestibular

estudar para vestibular pela internet grátis
estudar para vestibular pela internet grátis

Uma dica muito importante que se encaixa na dica número 02 (defina uma rotina para estudar o vestibular), é você simular como se estivesse fazendo a prova.

Com base em tudo que for estudando, elabore questões e vá respondendo com tempo cronometrado.

Cronometre o tempo para ir ao banheiro, tomar água e tudo mais como se estivesse realmente fazendo o exame. Esse exercício é muito importante para te ajudar a ficar disciplinado (a).

 

Dica número 07 – Durma para passar no vestibular

Essa dica parece uma piada, mas é a pura verdade. Quando estamos dormindo, além de descansar a mente, o sono possibilita absorver o conhecimento com mais facilidade. Além de permitir que você esteja descansado (a) no dia seguinte para a nova etapa de estudos.

 

É essencial que você durma pelo menos umas 6 horas por noite. Se conseguir dormir 8 horas, que é o recomendado, melhor ainda. Mas, o importante é dormir.

 

Dica número 08 – Afaste-se das redes sociais enquanto tiver estudando

 estudar para vestibular pela internet

estudar para vestibular pela internet

Eu sei que é muito difícil ficar longe do celular, e principalmente ficar sem acessar suas redes sociais favoritas, mas, se você quiser ser um vestibulando de sucesso é primordial se afastar de todas as distrações que impedem ou dificultam o seu sucesso.

Sabendo que é tão difícil ficar longe do facebook e WhatsApp por exemplo, defina um horário específico para ver suas atualizações, mas com o pensamento focado nos seus estudos.

Afinal, tudo pela a emoção de passar no vestibular, certo?

 

Dica número 09 – Como fazer uma redação para vestibular

A próxima dica é você escrever, fazer redação é muito importante…. Leitura e escrita são pilares fundamentais ao longo de todo processo de aprendizagem, e na fase pré-vestibular são competências ainda mais exigidas dos alunos.

Você já deve ter ouvido aquela frase, “Para escrever bem, é preciso ler bastantes”, mas, o que ler? O que o aluno do ensino médio deve ler para que isso agregue ao seu texto?

 

Em entrevista o Prof. Bruno Augusto da 3ª série do Ensino Médio e Cursinho do Colégio Cristo Rei, fala que além da leitura o aluno que deseja ter um bom desempenho quando for prestar o vestibular deve se exercitar, ou seja, ter o hábito de escrever. A leitura é primordial para ter um modelo de escrita, mas o exercício, a produção, o colocar no papel as minhas ideias, isso é essencial.

 

O professor recomenda também que para ter uma boa preparação é essencial fazer pelo menos uma redação por semana. Então se você quiser escrever bem, é preciso treinar a sua escrita.

Caso você queira assistir a entrevista completa, clique no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=F3JjQy9_vgU

 

Dica número 10 – Faça simulados de Vestibular ou Enem através do aplicativo Android ou IOS

aplicativo para vestibular
aplicativo para vestibular

A décima dica é você fazer simulados do Enem por exemplo. Você pode baixar aplicativos como Simulado Já ENEM (android) ou Studos (ios).

Essa é uma das melhores maneiras de você já ir treinando e se preparando para o vestibular ou Enem, já que as provas não são apenas de conhecimento, mas também de resistência.

 

Como Estudar para Passar no Vestibular (Recapitulando)

Muito bem, chegamos ao final deste artigo…

Aqui você aprendeu:

  1. Estude Sempre, não apenas quando estiver perto de fazer o exame;
  2. Estabeleça uma rotina de estudos;
  3. Use todas as formas de estudos disponíveis hoje;
  4. Leia Livros Revistas e Jornais sobre assuntos que estão acontecendo no Brasil e no mundo;
  5. Classificar todas as matérias em três categorias de dificuldade;
  6. Simule como se estivesse fazendo a prova do vestibular;
  7. Durma para passar no vestibular;
  8. Afaste-se das redes sociais enquanto tiver estudando;
  9. Como fazer uma redação para vestibular;
  10. Faça simulados de Vestibular ou Enem através do aplicativo Android ou IOS.

 

Eu espero que você tenha gostado dessas 10 dicas de como passar no vestibular.

Deixe o seu comentário abaixo falando o que você achou.

Dê também o seu like e compartilhe este artigo com seus amigos que também querem saber como passar no vestibular.

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome