Elias Batista recebe homenagem da Frente Mineira de Gastronomia em Belo Horizonte

0
230

O Jornalista e escritor andradense Elias C. Batista recebeu o Certificado de Reconhecimento concedido pela FGM (Frente Mineira de Gastronomia). A homenagem foi na noite de 05 de julho às 19h30, nas dependências do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Praça da Liberdade em Belo Horizonte(MG). O Certificado objetiva homenagear profissionais, instituições, produtos e serviços agraciados com distinção de abrangência nacional ou internacional, contribuindo para a promoção de Minas Gerais além das nossas fronteiras.

 

“Para mim foi uma grande honra poder levar o nome da nossa querida Andradas para a capital Mineira em uma semana tão importante. Andradas produz ótimos vinhos, temos um comércio e industria fortes, mas a distância da capital mineira nos impede de sempre estarmos presentes. Com grande orgulho levamos o nome de Andradas e Minas Gerais para outros países através da premiação Gourmand Internacional, este reconhecimento por parte dos mineiros nos enche de orgulho. Este prêmio não é só meu, ele é de toda a população andradense, pode se orgulhar, o melhor livro de vinhos do Brasil é mineiro nascido no caracol.  Relata o Jornalista Elias Batista.

A homenagem foi prestada por Agostinho Patrus Filho e Edson Puiati, através da Coordenação da Frente da Gastronomia Mineira. O livro ‘Vinho e Política: momentos saborosos de grandes estadistas em Andradas (MG)’, do jornalista Elias Batista, foi eleito o melhor volume de vinhos do Brasil, pelo prêmio anual ‘Gourmand World Cook Books Awards’ da Gourmand Internacional. A obra foi ainda finalista mundial em concurso literário realizado na China, onde representou o Brasil.

A cozinha mineira é hoje internacionalmente reconhecida e encanta, por ser uma das mais características do Brasil com pratos ricos em sabor e cheios de histórias. A importância do tema culminou na Lei Estadual nº 20.577, de 21/12/2012, que instituiu o Dia da Gastronomia Mineira como 05 de julho, data de nascimento do homenageado Eduardo Frieiro.

 

Para celebrar a Semana da Gastronomia Mineira serão realizadas várias atividades em um projeto conjunto entre o Instituto Eduardo Frieiro e a Frente da Gastronomia Mineira. Entre as ações estão a Gastronomia Temática em restaurantes; Workshops e fóruns de capacitação; Demonstrações culinárias e intervenções culturais nos Mercados de Belo Horizonte, o Lançamento do Pacto pela Sustentabilidade e a Entrega de Premiações, entre os homenageados está o andradense Elias Batista. 

 

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome