Fogo na Serra do Caracol poderia ser evitado? Bombeiro fala do Fogo na Serra do Caracol

0
47

Fogo na Serra do Caracol poderia ser evitado? A resposta não é tão simples, mas protocolos foram feitos na prefeitura, meses atrás, pedindo a limpeza na beira da estrada que da acesso a torre de TV. Se tivesse aceiro nas margens da rodovia, o fogo poderia ser evitado. O major dos Bombeiros fala do Fogo na Serra do Caracol, o prefeito Rodrigo Lopes e o Major Viana do Corpo de Bombeiros comentam este e outros assuntos. Uma coletiva de imprensa ocorreu na tarde de 25 de setembro de 2017, nas dependências da Prefeitura Municipal de Andradas.

Major Viana dos Bombeiros afirmou: “é importante que a população tenha confiança no trabalho do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura e dos brigadistas que estão apoiando”. Salientou que são pessoas capacitadas trabalhando e pediu para que a população não ligue no 193 se não houver um foco de incêndio diferente, isso pode acarretar congestionamento na linha impedindo que outras emergências sejam atendidas. “A corporação agradece, mas já estamos cientes do caso e trabalhando incessantemente na contenção do fogo. A população pode não estar vendo a ação, porque como o terreno não permite a utilização de caminhões, o trabalho é todo feito manualmente com equipamentos como enxada, abafadores, bombas costais, entre outros”.

O Major Viana do Corpo de Bombeiros e o Prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes, realizaram a coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 25 de setembro, para esclarecer a população andradense sobre a situação do incêndio na Serra do Caracol. Este é o quinto dia de atuação das equipes na tentativa de acabar com o fogo no local.

O Corpo de Bombeiros está à frente da situação desde o primeiro dia do incêndio e encontrou indícios de que a queimada é criminosa. O Major ressaltou a importância do apoio da Prefeitura de Andradas que deixou a disposição para ajudar no trabalho equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Transporte Interno e a Guarda Municipal.

Hoje, metade do efetivo dos bombeiros em trabalho estão ajudando na contenção e monitoramento do fogo, além das equipes da Prefeitura e da Guarda. O monitoramento continua constante e segundo o Major, as chamas estão caminhando para a sua extinção naturalmente devido as intervenções que foram realizadas, como aceiros.

Aeronave

O Major pontuou que a utilização da aeronave dos Bombeiros é feita através de uma triagem. A aeronave Arcanjo do Bombeiros do Sul de Minas é única em atuação no Estado de Minas Gerais inteiro. “O incêndio é importante ser trabalhado, mas a prioridade da aeronave é salvar vidas”. Além disso, existem outros incêndios em outras cidades da região, inclusive ameaçando casas. Por todos esses fatos, não existe a possibilidade da aeronave ficar durante todo o dia trabalhando apenas em Andradas

Ainda foi pontuado a utilização de água pela aeronave para o combate do incêndio. Isso depende da possibilidade de captação da água em locais adequados para a aeronave chegar, onde não tenha por exemplo fios e paredões que possam causar acidentes. A aeronave também é utilizada para o transporte dos combatentes até os locais de difícil acesso.

Voluntários

O Major ressaltou que os voluntários são bem vindos, desde que atuem sob a coordenação dos Bombeiros. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com os bombeiros através do número 3697-2342.

Intervenção no local

A Prefeitura já está planejando a revitalização do local, num plano de intervenção. O Supervisor de Meio Ambiente e Engenheiro Ambiental, Cláudio Araújo Júnior, está elaborando um plano de ação para ser colocado em prática. Na avaliação de Cláudio, já existe um banco natural de sementes no local, que a própria natureza tem condições de reconstituir. A Prefeitura também buscará parcerias para realizar ações simbólicas entre as crianças das Escolas Municipais para trabalhar a educação e conscientização nestes casos.

 

Como tudo teve início

O fogo teve início na madrugada desta quinta-feira 21 de setembro e continua até o momento. A Prefeitura de Andradas com o seu caminhão pipa e o corpo de bombeiros de Poços tentem no momento apagar o incêndio. Prefeitura e bombeiros trabalham no combate a queimada na serra, que está localizada próximo a rodovia BR 146 Andradas-Poços. Sem previsão de chuva, os incêndios avançam nas áreas verdes do Sul de Minas. Poços tem fogo na serra, Caldas na Pedra Branca e agora Andradas.

Veja ação do Helicóptero no combate ao fogo

 

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome