Furacão Irma e Terremoto no México, novas informações na Agenda do Dia

0
881
Furacão Irma
Furacão Irma

Furacão Irma e Terremoto no México fazem estragos pelo mundo… Confira a matéria completa.

Segunda -feira, 11 de Setembro. Bom dia! Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado. Veja as notícias mais importantes na Agenda do dia.

As farmácias de Plantão hoje em Andradas são São Paulo e São João . Sol com algumas nuvens. Não chove. Máxima de 28 e mínima de 10.

 

 Mundo: Furacão Irma e Terremoto no México, novas informações

 

Avião da FAB vai resgatar brasileiros em ilha do Caribe atingida por furacão

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) vai resgatar brasileiros que se encontram na Ilha de São Martinho, no Caribe, na próxima terça-feira (12). A ilha foi uma das mais atingidas pelo Furacão Irma e, segundo o Itamaraty, tem 32 brasileiros neste momento – sendo 30 em Saint Maarten (lado holandês da ilha) e dois em Saint Martin (lado francês).

De acordo com nota divulgada neste domingo (10) pelo Itamaraty, o governo brasileiro já identificou que há mais 22 brasileiros na Ilha de Tortola e 11 em Turcas e Caicos, que são territórios britânicos. No entanto, o aeroporto de Tortola não tem condições de aterrissagem após a passagem do Irma.

Por isso, o Ministério de Relações Exteriores brasileiro está em contato com França, Países Baixos e Reino Unido para “averiguar se estaria sendo elaborado plano de socorro e evacuação dos nacionais nas respectivas ilhas, no intuito de verificar a possibilidade de inclusão de brasileiros naquelas operações”. “Com efeito, alguns brasileiros, que se encontravam em regiões determinadas, já receberam apoio ou lograram ser retirados das ilhas graças à cooperação daqueles países”, informa o Itamaraty.

 

Na Georgia, brasileiros criam rede de apoio e acolhem mais de 300 pessoas

Quem chegava do lado de fora da casa de Carolina Turker, na área metropolitana de Atlanta, nesse domingo (10) pensava que lá dentro havia uma festa. Eram sete  carros estacionados na porta.  O almoço dominical  virou uma confraternização entre brasileiros moradores da Flórida e da Georgia. Os brasileiros daqui acolheram mais de 300  compatriotas moradores do estado vizinho, que deixaram as casas devido à passagem do furacão Irma.

Anfitriões e hóspedes têm em comum o fato de serem imigrantes e brasileiros nos Estados Unidos, mas só se conheceram pessoalmente nas últimas 48 ou 72 horas por causa do furacão.

“Decidimos nos reunir e comer juntos”, disse Carolina  à Agência Brasil. Ela recebeu 15 pessoas em casa, brasileiros moradores da Flórida que receberam aviso de saída obrigatória antes da passagem do furacão.

No almoço, ela conheceu Cleidiane Burney,  moradora de Brandnton, na Flórida, que chegou à Georgia no sábado (9). Cleidiane está hospedada na residência do casal Grace e Aguimar, que também abriram a casa para oito pessoas que vieram para o estado. Grace é amiga de Carolina e ambas resolveram juntar os novos conhecidos no almoço de domingo.

 

Número de mortos em terremoto no México chega a 90

O número de mortos por causa do terremoto da última quinta-feira (7) no México aumentou de 65 para 90, depois que o governador de Oaxaca, Alejandro Murat, informou que foram registradas 71 mortes somente nesse estado do sul do país. A informação é da Agência EFE.

Em reunião de avaliação, o governador Alejandro Murat disse que o número de mortos por causa do tremor aumentou para 71″, informou a Secretaria de Proteção Civil de Oaxaca em mensagem divulgada pelo Twitter.

Perguntada sobre o número já confirmado de mortos no terremoto, a secretária de Desenvolvimento Agrário, Territorial e Urbano do Governo federal, Rosario Robles, disse em entrevista à TV Milenio, respondeu: “Temos 71 pessoas falecidas, mas temos ainda que confirmar. Estamos nisso.” Rosario Robles acompanhou o governador Alejandro Murat neste sábado em um percurso por vários municípios da região afetada pelo tremor,

No sábado, o coordenador nacional de Proteção Civil, Luis Felipe Puente, tinha dito em uma entrevista ao mesmo canal que o balanço preliminar de mortos no terremotor era de 65: 15 em Chiapas, 46 em Oaxaca e quatro em Tabasco.

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome