5 DICAS PARA EVITAR QUE SEU CARTÃO SEJA CLONADO

5 DICAS PARA EVITAR QUE SEU CARTÃO SEJA CLONADO

Nos últimos anos, os golpes envolvendo clonagem de cartões têm aumentado significativamente. Criminosos utilizam tecnologias cada vez mais sofisticadas para roubar dados e fazer compras em nome das vítimas. Para se proteger, é importante adotar hábitos simples, mas eficazes. Confira abaixo cinco dicas essenciais:

1. Evite usar o cartão em maquininhas suspeitas

Antes de inserir seu cartão, observe se a máquina apresenta sinais de violação, como adesivos mal colocados, partes soltas ou aparência estranha. Prefira maquininhas de marcas conhecidas e estabelecimentos confiáveis.

2. Nunca entregue seu cartão fora de vista

Em restaurantes, postos de gasolina e outros comércios, peça que a maquininha seja trazida até você. Entregar o cartão a terceiros pode dar tempo para que eles copiem seus dados ou usem dispositivos de clonagem (skimmers).

3. Cubra o teclado ao digitar sua senha

Mesmo se estiver sozinho, acostume-se a cobrir o teclado da maquininha ou do caixa eletrônico com a outra mão. Pequenas câmeras ou olhares curiosos podem captar sua senha.

4. Use cartões virtuais para compras online

Cartões virtuais gerados por apps de bancos são descartáveis e têm validade limitada, o que os torna muito mais seguros para transações na internet. Use-os sempre que possível.

5. Ative notificações em tempo real

Habilite o recebimento de alertas por SMS ou aplicativo sempre que houver uma compra no seu cartão. Assim, se houver alguma movimentação suspeita, você pode agir imediatamente.

Picture of Elias Batista
Elias Batista
Jornalista - MTB 18516/MG. Pós Graduado em Comunicação Empresarial e marketing. Autor do melhor livro de Vinhos do Brasil: Vinho & Política. Locutor e fundador do Grupo Studio46. Ex-diretor artístico da Band FM e Vinícola AM. Editor Chefe da Revista Andradas. Analista Político.
Compartilhe:

Categorias