Irmãs Oblatas da Assunção fortalecem laços com os leigos e expandem a missão de fé e solidariedade na América Latina
Aconteceu em julho de 2025 o terceiro encontro do laicato da Fraternidade D’Alzon. O encontro foi na casa de oração Crosta Rosa em Manaus, Amazônas, Brasil. Participaram leigos da fraternidade da região Sudeste do Brasil (Santa Fé do Sul, Hortolândia, Andradas-MG, Campinas), norte com representantes de Manaus e Tapauá e a região nordeste do país. Outros países como: Argentina, Bolívia, Paraguay e Mexico participaram da reunião. Vieram representantes do Congo, Itália e França.
“Não existe congresso sem a participação dos leigos, então a gente tem muito a agradecer a participação, o empenho e o comprometimento de cada leigo que se fez presente. Uma graça muito grande a gente ver que fez algo que deu muito certo.” Agradeceu Irmã Socorro durante live pós-evento. O conteúdo do patê papo você confere no Youtube com o link a seguir.
A Fraternidade D’Alzon, inspirada pelo carisma do padre Emmanuel d’Alzon e conduzida pelas Irmãs Oblatas da Assunção, está cada vez mais ativa na evangelização, na formação de lideranças leigas e no serviço aos mais vulneráveis. Presente em vários países da América Latina, a fraternidade se destaca por unir religiosas e leigos em uma missão comum de fé, educação e justiça social.
Fundada com base nos ideais do padre d’Alzon — figura central da espiritualidade da Congregação da Assunção —, a fraternidade busca promover uma vivência cristã comprometida com o mundo atual. As Irmãs Oblatas da Assunção, desde sua origem na França em 1865, têm como missão viver a consagração a Deus a serviço dos povos, especialmente nas periferias sociais e existenciais.
Um carisma que ultrapassa fronteiras
No Brasil, a presença das Irmãs Oblatas é marcada por projetos sociais, centros de espiritualidade, formação bíblica, educação popular e ações voltadas à dignidade humana. Por meio da Fraternidade D’Alzon, os leigos também são convidados a partilhar dessa espiritualidade, integrando grupos de oração, estudo e missão.
“Gostaria muito de parabenizar pela belíssima recordação, irmã Socorro, nós de Manaus te amamos muito, obrigada por tudo, obrigada a todos Formação e protagonismo leigo.” Disse a leiga Conceição dos Reis de Manaus.
A Fraternidade D’Alzon investe na formação dos leigos através de encontros, cursos e projetos digitais. Um dos sonhos é a criação de um canal no YouTube, que busca conectar membros da fraternidade em toda a América Latina. O projeto prevê a produção de vídeos documentais, entrevistas, lives e até cursos online de espanhol e português voltados aos membros da missão.
A missão continua
As Irmãs Oblatas da Assunção atuam em mais de 20 países, entre eles Brasil, Argentina, Congo, Mexico, Paraguay, China e França. Em todos esses lugares, a presença da Fraternidade D’Alzon representa um compromisso com a vida, a fé e a transformação social, tendo como pilares a oração, a comunhão e a missão.











