Projeto de lei propõe isenção de imposto para idosos na compra de carros novos – mas está parado há anos

Um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados (PL 2937/2020), apresentado em 2020 pelo então deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), prevê a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para pessoas com 60 anos ou mais na compra de carros zero quilômetro editalconcursosbrasil.com.br+11quatrorodas.abril.com.br+11cbntotal.com.br+11.

O que prevê a proposta?

Por que isso existe?

O objetivo é estimular a mobilidade da terceira idade, facilitando o acesso a veículos mais seguros, com tecnologia moderna e melhor para a saúde e bem-estar dos idosos — o que pode reduzir acidentes e melhorar a qualidade de vida cbntotal.com.br+6clickpetroleoegas.com.br+6idososcomdignidade.com.br+6.

Além disso, a iniciativa deve fortalecer o mercado automotivo, impulsionando vendas e gerando impacto positivo na economia idososcomdignidade.com.br+2boanoticiabrasil.com.br+2correiobraziliense.com.br+2.

Em que pé está o projeto?

Principais destaques:

ItemInformação
PeriodicidadeUma compra com isenção a cada cinco anos.
Faixa etáriaIdosos a partir de 60 anos.
Limites da propostaCarro nacional, motor ≤ 2.0, preço até R$ 70 mil.
TramitaçãoAprovado por comissão (2021/2023); parado em Finanças desde então.

O que vem pela frente?

A proposta poderá ficar obsoleta caso a reforma tributária – prevista para entrar em vigor em 2033 – mude a estrutura do IPI. Nesse caso, o texto precisaria ser revisto para assegurar que os idosos ainda sejam contemplados

Picture of Elias Batista
Elias Batista
Jornalista - MTB 18516/MG. Pós Graduado em Comunicação Empresarial e marketing. Autor do melhor livro de Vinhos do Brasil: Vinho & Política. Locutor e fundador do Grupo Studio46. Ex-diretor artístico da Band FM e Vinícola AM. Editor Chefe da Revista Andradas. Analista Político.
Compartilhe:

Categorias