Evento gratuito reúne artistas de várias regiões do Brasil para apresentações e rodas de conversa ao ar livre, entre agosto e novembro
Entre os meses de agosto e novembro, o Balneário de Pocinhos do Rio Verde, em Caldas (MG), recebe a edição 2025 do Festival Arreuní!. Com entrada gratuita e programação para todas as idades, o evento reúne músicos e compositores de diversas regiões do Brasil em quatro encontros ao ar livre, sempre às 10h30 da manhã, sob a sombra de um bambuzal.
O Festival Arreuní! 2025 é viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Edital nº 11/2024, ID 13908 – por meio do Governo de Minas Gerais e Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais. Uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.
O Arreuní! propõe um espaço de escuta, improviso e criação conjunta, em que artistas e público compartilham música, palavra e presença. Com clima intimista e descontraído, o festival une apresentações musicais em uma boa roda de viola e conversa, convidando o público a se “arreuní” – ou seja, a se juntar aos músicos em uma celebração viva da diversidade musical brasileira.
O primeiro encontro será no dia 16 de agosto, com apresentação da cantora e compositora Nádia Campos ao lado do violonista, compositor e cantador Fernando Guimarães, em um encontro que mescla lirismo e tradição.
Os próximos encontros acontecerão nos dias 21 de setembro, 19 de outubro e 2 de novembro, sempre no parque do Balneário, com entrada gratuita, classificação livre e tradução em Libras.
O festival tem direção artística e curadoria do violeiro, cantor e compositor João Arruda, idealizador do projeto. Ele conduz o encontro com suas violas, percussões e um carisma que lhe é peculiar.
Iniciado no interior de São Paulo, o Arreuní! chega a Minas Gerais buscando valorizar as raízes da música popular e os encontros que marcam território com poesia.
“O Arreuní! possibilita combinações únicas entre artistas de trajetórias diferentes. Pocinhos do Rio Verde tem uma história antiga com a cantoria e poesia, tanto pelos músicos que vivem aqui, como Fernando Guimarães, quanto por nomes que deixaram marcas nesse chão – como Dércio Marques, Doroty Marques, João Bá, Carlos Rodrigues Brandão, Rubem Alves entre tantos outros “, afirma João.
SERVIÇO – ARREUNÍ! 2025
Datas: 16/08, 21/09, 19/10 e 02/11
Horário: 10h30
Local: Parque do Balneário de Pocinhos do Rio Verde – Caldas (MG)
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Acessibilidade: Tradução em Libras











