Concurso Literário “Andradas, Terra do Vinho em Versos” oraganização ALA

A tradição do vinho, um dos maiores símbolos da identidade de Andradas, será tema de um importante projeto cultural voltado aos estudantes da rede de ensino do município. O Concurso Literário Municipal “Andradas, Terra do Vinho em Versos” foi oficialmente lançado e tem como objetivo incentivar a produção literária, a criatividade e o conhecimento da história local por meio da poesia.

A iniciativa é uma ação educacional, cultural e patrimonial que busca fortalecer os vínculos dos jovens com a rica tradição vitivinícola andradense, reconhecida nacionalmente e responsável por marcar a história, a economia e a cultura da cidade.

Quem pode participar

O concurso será dividido em três categorias:

  • Categoria I: Ensino Fundamental I (4º e 5º anos);
  • Categoria II: Ensino Fundamental II (8º e 9º anos);
  • Categoria III: Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos).

Tema dos poemas

Os participantes deverão produzir poemas inéditos e autorais com o tema:

“Andradas, Terra do Vinho”

A produção dos trabalhos acontecerá durante as aulas de Língua Portuguesa, dentro do ambiente escolar e de forma manuscrita.

Uso de Inteligência Artificial é proibido

O regulamento estabelece que não será permitida a utilização de celulares, computadores, internet, aplicativos de escrita, Inteligência Artificial ou qualquer outro recurso eletrônico para a elaboração dos textos.

Também serão desclassificados trabalhos que apresentarem plágio total ou parcial, reprodução de textos de terceiros ou qualquer prática que comprometa a autoria da obra.

Seleção e avaliação

Cada professor de Língua Portuguesa deverá selecionar apenas um poema por sala de aula. Os trabalhos escolhidos deverão ser entregues no Teatro Municipal de Andradas até o dia 3 de julho de 2026, às 17h.

A avaliação será realizada por uma comissão formada por membros da Academia Andradense de Letras, considerando critérios como:

  • Adequação ao tema;
  • Criatividade;
  • Originalidade;
  • Qualidade literária;
  • Linguagem poética;
  • Recursos estilísticos;
  • Expressividade.

Exposição dos trabalhos

Os poemas selecionados serão apresentados ao público durante a EXPOFICA e também na 59ª Festa do Vinho de Andradas, valorizando o talento dos estudantes e promovendo a literatura local.

Premiação

Em cada categoria serão premiados os três melhores trabalhos.

Cronograma

  • 08/06/2026 – Lançamento do concurso
  • 03/07/2026 – Entrega dos poemas até às 17h no Teatro Municipal
  • 09/07/2026 – Divulgação dos resultados nas redes sociais da organização
  • 09 a 19/07/2026 – Exposição dos poemas durante a EXPOFICA
  • 24/07/2026 – Premiação oficial na abertura da 59ª Festa do Vinho, no Estádio JK

O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de Andradas, em parceria com a Academia Andradense de Letras (ALA) e a Simyes Eventos, fortalecendo a educação, a cultura e o patrimônio histórico do município.

Compartilhe:

Categorias