Casos de sarna humana em creche de Andradas chegam a 11
Todos os casos confirmados são de crianças do CMEI Nara Pioli, no Jardim Mirante. Unidade ficou fechada por 72 horas para higienização e desinfecção; aulas devem ser retomadas nesta terça-feira (29).
O número de casos confirmados de escabiose, conhecida popularmente como sarna humana, chegou a 11 entre crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nara Pioli, no Jardim Mirante, em Andradas. A informação foi divulgada pela Prefeitura Municipal.
De acordo com a administração, todos os casos identificados até o momento estão relacionados a crianças matriculadas na mesma unidade de ensino. A creche teve as atividades suspensas durante 72 horas após o surgimento dos primeiros casos suspeitos.
Na última sexta-feira, sete crianças apresentaram sintomas como coceira intensa e lesões na pele, o que levou a Vigilância em Saúde a iniciar uma investigação epidemiológica e acompanhar também os familiares e demais contatos.
Creche passou por desinfecção
Durante o período em que permaneceu fechada, a unidade passou por higienização e desinfecção. As crianças que apresentaram sintomas receberam atendimento e estão sendo acompanhadas pelas equipes de saúde.
Segundo a gerente da Divisão de Vigilância em Saúde de Andradas, Jaqueline Roberta Domiciano, os sintomas observados incluíam coceira intensa e lesões em diferentes regiões do corpo.
A Vigilância também informou que está realizando acompanhamento dos casos por telefone e, quando necessário, por meio de visitas.

Aulas devem voltar nesta terça-feira
Segundo a Prefeitura, a previsão é de que as atividades do CMEI Nara Pioli sejam retomadas normalmente nesta terça-feira (29). O monitoramento dos casos continuará sendo realizado pelas equipes responsáveis.
A orientação da Vigilância em Saúde é que crianças ou adultos que apresentem sintomas compatíveis com escabiose procurem uma unidade básica de saúde para avaliação.
A recomendação também é para que crianças com suspeita da doença não frequentem as aulas até receberem orientação e atendimento adequado, devido à facilidade de transmissão.
Sarna não está relacionada à falta de higiene
A escabiose é uma doença de pele causada por um ácaro e pode provocar coceira intensa e lesões. A doença é contagiosa e pode se espalhar principalmente pelo contato próximo e prolongado entre pessoas.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia destaca que a ocorrência de sarna não significa falta de higiene. Por isso, casos suspeitos ou confirmados devem ser avaliados por profissionais de saúde, evitando constrangimentos ou preconceitos contra as pessoas infectadas.
A Prefeitura de Andradas informou que continuará acompanhando a situação epidemiológica da creche e orientando as famílias conforme a evolução dos casos.










