12 feridos em van sem bancos em Andradas-MG
Acidente deixou 12 pessoas feridas; veículo estava sem bancos e cintos de segurança na parte destinada aos passageiros, segundo o Corpo de Bombeiros. Motorista, de 21 anos, não possuía CNH.
Um trabalhador rural de 77 anos morreu após uma van que transportava trabalhadores perder os freios e bater contra um barranco, em Andradas (MG). O acidente aconteceu na Rua Antônio Abraão Nohra, na Vila Maganhoto.
A vítima foi identificada como José Cândido Tomé, de 77 anos, morador do bairro Vila Caracol. Segundo informações dos familiares, ele já estava próximo de sua residência quando o acidente aconteceu. José sofreu múltiplas fraturas na região do tórax e abdômen e precisou ser reanimado várias vezes. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 20h11, na Santa Casa de Andradas. Segundo os filhos, mesmo aos 77 anos, José mantinha uma rotina de trabalho e tinha grande disposição para continuar trabalhando.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo transportava 12 pessoas. Durante a descida de uma ladeira, o motorista relatou que houve uma falha no sistema de freios. Ele perdeu o controle da direção e tentou direcionar a van para um terreno baldio. O veículo atingiu o meio-fio e, na sequência, bateu contra um barranco.
A vítima fatal foi identificada como José Cândido Tomé, de 77 anos. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para a Santa Casa de Andradas, mas não resistiu aos ferimentos.
Veículo estava sem bancos e cintos

Ainda de acordo com as informações do Corpo de Bombeiros, a van não possuía bancos nem cintos de segurança destinados aos passageiros na parte traseira. Duas mulheres estavam na parte dianteira, junto ao motorista, e ficaram presas às ferragens. Elas foram retiradas pelos bombeiros.
Os demais trabalhadores eram transportados na parte traseira do veículo, onde os bancos haviam sido retirados.
Todos os feridos foram encaminhados para atendimento médico. Um deles precisou ser transferido para Poços de Caldas, enquanto outros dois aguardavam transferência para hospitais de referência em estado grave. Nove pessoas permaneciam internadas, entre elas o motorista.
Segundo as informações da ocorrência, o motorista tem 21 anos e não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Grande mobilização no resgate
O atendimento às vítimas mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar, Guarda Municipal e ambulâncias da Santa Casa de Andradas.
Médicos, enfermeiros, bombeiros, guardas municipais e policiais militares participaram da operação de resgate e atendimento às vítimas.
Após a ocorrência, materiais e objetos relacionados ao acidente permaneceram sob responsabilidade do filho do proprietário da van, com acompanhamento da Polícia Militar.
Polícia Civil investiga
A Polícia Civil de Minas Gerais informou que será instaurado um inquérito policial para apurar as circunstâncias do acidente.
A perícia esteve no local e realizou os trabalhos necessários para auxiliar na investigação. A van foi posteriormente removida para um pátio credenciado.
O corpo de José Cândido Tomé foi encaminhado para velório no Velório Municipal de Andradas. O sepultamento está previsto para as 13h.
As causas e eventuais responsabilidades pelo acidente serão apuradas durante a investigação.










