Eleições 2026: Cenário político em Minas Gerais e Andradas

0
260

As próximas eleições definirão os ocupantes dos cargos de presidente, governador, senador, deputado estadual e deputado federal. A eleição está prevista para 4 de outubro de 2026. Enquanto no cenário nacional a esquerda e a direita se movimentam, a nível local e estadual as peças começam a se mover.

Disputa deve ter candidatos de Andradas-MG

No cenário local, vários nomes são cotados para a corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. O deputado estadual Rodrigo Lopes (União Brasil) deve tentar a reeleição, mas também pode almejar um cargo maior, contando com o apoio de Rodrigo Pacheco, como a vaga de deputado federal para ajudar no crescimento de seu partido.

Outros possíveis candidatos incluem:

  • Margot Pioli (Cidadania) – A prefeita de Andradas surge como um nome estratégico do partido, contribuindo para o fortalecimento da legenda e atendendo à cota feminina com potencial de votos.
  • Rozilda Campos – Pode concorrer com o apoio do deputado federal Weliton Prado.
  • Evando Felisberto (Federação Brasil da Esperança) – Conta com a possibilidade de candidatura respaldada pelo suporte de Wadson Ribeiro.
  • Carlos Mosconi (PSDB, que deve mudar de nome até a eleição) – Nome forte para garantir a sobrevivência do partido e, segundo rumores, pode formar uma dobradinha com o vereador Regis Basso.

Corrida pelo governo de Minas Gerais

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (27), aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para governador de Minas em 2026:

  • Cleitinho (Republicanos) – 33%
  • Alexandre Kalil (Republicanos) – 16%
  • Rodrigo Pacheco (PSD) – 8%
  • Mateus Simões (Novo) – 4%
  • Indecisos – 18%
  • Branco/Nulo/Não vai votar – 21%

O levantamento apresenta um panorama inicial da disputa pelo Palácio Tiradentes.

 

Obs.: O Cidadania, que estava federado ao PSDB deve se reunir dia 15 de março para definir seu futuro.

PSDB, o partido deve se fundir a outra legenda para sobreviver;

Federação Brasil (PT, PCdoB e PV), deve perder o PV, que tem a possibilidade de abandonar a federação.

Opnião do eleitor:

Marcos de Carvalho

“Rodrigo Lopes dificilmente consegue se reeleger pra estadual, imagina pra federal… Margot não larga da prefeitura pra tentar algum outro cargo ano que vem! Quem ganhou força nessa eleição é o Dr. Maurício que está de saída do Novo e já está articulando parcerias com outros vereadores da região.”

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.