Veja Isso Agora: Do avanço tecnológico às tensões globais: extração de terras raras no Brasil, atualização nuclear na Rússia e desarticulação de golpe no Brasil

0
91

Brasil : PF desarticula plano de golpe de Estado com assassinato de Lula e Alckmin

A Polícia Federal (PF) realizou nesta terça-feira (19) a operação Contragolpe, desarticulando uma organização criminosa que planejava um golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin em 2022. O plano, chamado “Punhal Verde e Amarelo”, incluía o assassinato de Lula e Alckmin, a prisão e execução de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e a restrição ao Poder Judiciário.

Os criminosos, em sua maioria militares com treinamento em forças especiais, planejavam ações com técnicas militares avançadas, além de criar um “gabinete institucional de gestão de crise” para administrar os conflitos resultantes. A operação cumpriu cinco mandados de prisão preventiva, além de medidas como busca e apreensão e restrições aos investigados, nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e no Distrito Federal.

Os crimes investigados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

Mundo: Putin atualiza doutrina nuclear e reduz barreira para uso de armas nucleares

O presidente Vladimir Putin atualizou durante entrevista a jornalistas no dia 18 de novembro, a doutrina nuclear da Rússia, ampliando as condições para o uso de armas nucleares. Agora, qualquer agressão de um estado não nuclear, mas com participação de um país nuclear, será considerada um ataque conjunto contra Moscou. A medida, anunciada após os EUA permitirem que a Ucrânia ataque alvos em território russo com armas americanas, reduz, em teoria, a barreira para o uso inicial de armas nucleares, segundo o Kremlin.

Região: Audiência pública debate extração de terras raras para tecnologias sustentáveis no Projeto Caldeira

Uma audiência pública sobre o Projeto Caldeira, da empresa australiana Meteoric, discutiu a extração de minerais de terras raras na região. O evento contou com a participação de 36 representantes da comunidade, incluindo moradores, produtores rurais, ambientalistas e representantes do poder público, que expressaram opiniões favoráveis, contrárias e questionamentos. Os minerais, utilizados na produção de ímãs de alta eficiência, são essenciais para tecnologias como motores de carros elétricos, geradores de energia eólica e telas de celulares, destacando sua importância na transição energética global.

Prefeito de Caldas-MG, Ailton Goulart, não foi avisado por parte do governo estadual sobre a exploração de terras raras no município. Clique aqui e assista. 

Fonte: Agência Brasil, CNN Brasil, Prefeitura de Caldas e canal da Meteoric Brasil no Youtube. 

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.