A história e o futuro do Rádio

0
1496
Rádio e Café

Ouça a seguir na voz de do locutor Elias Batista a História do Rádio. O rádio nasceu no Brasil, oficialmente, em 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência do país, com a transmissão, à distancia e sem fios, da fala  do presidente Epitácio Pessoa na inauguração da radiotelefonia brasileira. Roquette Pinto, um médico que pesquisava a radioeletricidade para fins fisiológicos, acompanhava tudo e, entusiasmado com as transmissões, convenceu a Academia Brasileira de Ciências a patrocinar a criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que viria a ser a PRA-2.

 

Ouça a história do Rádio com Elias Batista

Repórter Esso

O Seu Repórter Esso  foi um noticiário histórico do rádio que seguia a versão americana do programa chamada de “Your Esso Reporter”. Foi o primeiro noticiário de radiojornalismo do Brasil que não se limitava a ler as notícias recortadas dos jornais, pois as matérias eram enviadas por uma agência internacional de notícias sob o controle dos Estados Unidos. O repórter Esso era patrocinado por uma empresa estadunidense chamada Standard Oil Company of Brazil, conhecida como Esso do Brasil. Os locutores que fizeram maior sucesso no noticioso foram: em São Paulo, Benedito Ruy Rezende e Dalmácio Jordão, que narrou o noticiário de 1950 até seu final, Kalil FilhoGontijo TeodoroLuís Jatobá e Heron Domingues. Os slogans mais famosos eram: O Primeiro a Dar as Últimas e Testemunha Ocular da História.

Helio Ribeiro

No início dos anos 60, Hélio Ribeiro se apresentou na Rádio Panamericana propondo-se a fazer um teste. O primeiro examinador dele foi o apresentador de televisão Blota Júnior que o aprovou imediatamente e o fez entrar no ar no dia seguinte no programa do jornalista Wilson Fittipaldi. Com a morte de Kalil Filho, assumiu o programa matinal na Rádio Panamericana, onde lançou o seu programa Correspondente Musical. De lá transferiu-se para a Rádio Tupi, depois para a Rádio Piratininga e daí para a Rádio Bandeirantes, onde atingiu a maior audiência do rádio brasileiro.

 

O futuro está no PODCAST

Sobre os podcasts,  haverá um crescimento desta modalidade centrado nos ouvintes que buscam conteúdo exclusivo e especializado, e nas capacidades das emissoras em entregar o material que o seu público deseja. “O podcast não é uma coisa nova, mas percebemos o fortalecimento deste  recurso como importante para elevar a sua capacidade de monetização. Recente uma campanha da Globo News para seus podcasts tem contribuído para a disseminação desta modalidade no Brasil. Outros grandes grupos de mídia também estão oferecendo seus canais de podcasts e as plataformas de streaming estão incorporando em seus catálogos uma grande variedade de opções para seus assinantes.

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.