Com a aceleração da curva da COVID-19 em Minas, projeções apontam que a rede pública hospitalar pode passar por momentos dramáticos antes do esperado. Relatório da Secretaria de Estado da Saúde (SES) aponta que, já nesta quinta-feira (25), pode ocorrer um colapso no sistema de saúde. O documento é ratificado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Defesa da Saúde (CAO) do Ministério Público de Minas Gerais.
“Teremos 20 ou 25 dias cruciais. Agora é a hora da verdade. Se a curva crescer mais que o esperado, poderemos enfrentar dificuldades. Estamos fazendo de tudo para chegar no dia 15 [de julho] dentro de uma situação suportável”, afirmou o governador Romeu Zema
O coordenador do CAO, o promotor Luciano Moreira de Oliveira, informou que, em abril, foram feitos estudos independentes pelo Ministério Público e pela Faculdade de Medicina da UFMG, que indicaram que, em função da ascendência da curva de contágio, não era momento de flexibilizar as atividades econômicas no estado.
Andradas-Mg no sul de Minas enfrenta o Covid com 15 casos positivos.