Neste Setembro Amarelo, mês de valorização da vida e prevenção ao suicídio, a Secretária Municipal de Saúde e Ação Social através da Divisão de Vigilância em Saúde (Projeto Prevenção da Violência e Promoção da Cultura de Paz), convida a todos, principalmente os homens, para o lançamento em Andradas do Documentário:
“O SILÊNCIO DOS HOMENS”
Nossa sociedade tem apresentado importantes sintomas de que estamos atravessando um momento de grande criticidade no que diz respeito ao sofrimento psíquico de sua população.
O filme fala sobre as dores, qualidades, omissões e processos de mudança dos homens. O fechamento emocional atua como uma camisa de força para muitos homens, tornando ainda mais difícil tudo que enfrentam no dia a dia. O silêncio observado entre os homens não é uma grande conspiração masculina, é como foram criados. A maioria dos homens foram treinados para sufocarem o que sentem. Acontece que essa maneira de existir e estar no mundo tem causado danos, para as mulheres, para outros homens e para eles mesmos.
O Documentário tem o objetivo de incentivarmos o diálogo, diminuir o preconceito de gênero e possibilitarmos uma ação que possa vir a acolher e minimizar o sofrimento humano, e futuramente ver a possibilidade da instalação de um grupo de homens em nossa cidade, a partir do modelo já existente em diversas cidades do nosso país chamado “Papo de Homem”, onde os homens discutem sobre seus desafios, suas emoções e sentimentos. Experiências já existentes demonstram a eficácia desse tipo de modelo grupal, na diminuição de atos violentos, acidentes, crimes, dentre diversos outros danos sofridos pela população em geral.
DIA – 26 de setembro 2019.
LOCAL: Câmara Municipal de Andradas
HORÁRIO – 19:00
MODERADORA: Silene Ferrarezi (Psicóloga)
Mitos e verdade de comportamentos suicidas
Mitos
• Quem quer se matar não avisa!
• Um suicida quer realmente morrer?
• Suicídio é covardia ou coragem?
• O suicida tem que estar deprimido?
Verdades
• 80% avisam que vão se matar!
• O suicida não quer morrer e sim parar de sofrer!
• O suicídio é visto como uma solução!
Desde já agradecemos apoio! Participem!