A HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO DA HONDA

0
241

Honda: uma história de sucesso

Soichiro era uma criança curiosa, aos 8 anos, já havia construído uma bicicleta e, aos 13 já tinha uma série de pequenas “invenções”. Aos 16 anos, Honda vai para Tokio como aprendiz numa oficina mecânica, e poucos anos mais tarde, volta para sua cidade natal e abre a sua própria oficina. Ouça o Podcast coom Elias Batista e descubra esta história fascinante. Clique na imagem a seguir.

 

O Jovem Honda

Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as jóias da própria esposa. Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido.

Sendo assim, Sr. Honda fica chateado? Não! Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele. Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída.

Além do mais ele desiste? Não! Ele reconstrói a empresa. Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida.

Sr. Honda entra em pânico? Não! Criativo, ele adapta um pequeno motor a sua bicicleta e sai as ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas “bicicletas motorizadas“. A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria.

Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a ideia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria.

Encurtando a história: 

Hoje a Honda Motor Company é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro. Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.

_______________________________________________________________________

História de Superação da Coca Cola

No primeiro ano a Coca-Cola vendeu apenas 25 unidades, mas eles não desistiram. A Coca-Cola teve sua fórmula criada pelo farmacêutico John Pemberton em 1888, que a vendia como tônico para acabar com dores de cabeça na porta de sua farmácia por 5 centavos o copo. A história da Coca-Cola como a empresa de sucesso que ela é até hoje começou quando Pemberton conheceu Asa Candler, que viu potencial para a bebida além da medicina e comprou sua patente por nada mais do que US$ 2.300.

O empresário usou métodos de publicidade pouco comuns na época para promover a marca, como páginas inteiras de anúncios em jornais, distribuir relógios e calendários com a marca da bebida e até mesmo cupons que davam direito a doses de graça do refrigerante. Mesmo após a morte do empresário em 1926, a Coca-Cola continuou crescendo devido às ousadas estratégias de marketing utilizadas e é, hoje, a quinta maior empresa do mundo com um faturamento anual de 78 bilhões de dólares.

Inspiração & Sucesso com Elias Batista

Elias Batista - Studio 46

Elias Batista é jornalista, pós graduado em comunicação empresarial e MKT. Autor de livros e com atuação em diversas empresas. Fundador do Studio46, da Revista Andradas e da premiação  Melhores do Ano. O programa vai ao ar pela Interativa FM, 102,7.

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.