As Belas Tirivas de Andradas: Série Belezas de Andradas

0
437
Esta Tiriva foi fotografada na Vila Graziani

Nesta época do ano os postes e árvores ficam enfeitados com belas tirivas. O Fílosofo Aristóteles Aristóteles dizia: “A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição. A beleza natural de Andradas encanta a muitos., que além de embelezar o olhar, traz uma algazarra que dá as boas vindas para a primavera que está prestes a chegar. São raras as cidades que podem desfrutar desta bela ave por perto.

 

Conheça As Belas Tirivas de Andradas

Pyrrhura é um género de aves da Ordem Psittaciformes e da Família Psittacidae, classificadas em 23 espécies de tiriba ou tiriva. São exclusivas da América do Sul, onde habitam zonas florestais. Na cidade, vive apenas em áreas verdes grandes e com mata atlântica, mesmo que alterada.

São psitacídeos de médio porte, cerca de 22 a 30 cm de comprimento. Possuem asas pontiagudas e a cauda é muito longa e fina. A pele em torno dos olhos é branca e desprovida de penas. A plumagem é muito colorida e predominantemente verde. Na maioria das espécies, o peito tem um aspecto escamada, dado pelas penas debruadas numa cor contrastante.

Tiriva no Poste

São aves muito sociáveis, que vivem em bandos ruidosos com até dez aves que quase nunca saem da mata, mas em Andradas-MG costumam viver nos postes e casas.

São barulhentas ao voar mas silenciosas quando pousam, sendo difícil localizar as aves enquanto elas se alimentam na copa das árvores. Às vezes, só se percebe sua presença pelos detritos que deixam cair enquanto se alimentam. Quando se assustam, o bando levanta vôo numa gritaria intensa.

Fazem ninhos em ocos de árvores, onde põe de cinco a oito ovos, que a fêmea incuba sozinha. O macho participa, porém, na alimentação dos filhotes.

Alimentação da Tiriva

Come sementes, retirando-as de frutos que depois descarta, mas no caso de certos frutos, como o do palmito ou coqueiros comuns, come a polpa e descarta a semente; consome também néctar de flores (por exemplo, de eucalipto e outras).

Multa por manter ave silvestre presa

O Art. 29 da cosntituição federal diz: Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:
Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.

As aves são muito mais lindas vivendo livres.

Da série belezas de Andradas, se você gostou, compartilhe com seus amigos.

 

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.