Você sabia que o bom e velho Lada Niva ainda é vendido na Europa? Quando o assunto são SUVs com capacidade off-road de verdade, geralmente os primeiros nomes que vêm à mente são clássicos japoneses como o Mitsubishi Pajero, o pequeno notável Suzuki Jimny, ou o icônico britânico Land Rover Defender. Mas e se disséssemos que um modelo rústico, soviético e com quase 50 anos de história segue firme no mercado — e mais esportivo do que nunca?
Sim, estamos falando do Lada Niva. O SUV russo, famoso por sua robustez e simplicidade, segue em linha até hoje como 0km em alguns mercados europeus e acaba de ganhar uma nova versão apimentada: o Niva Sport 2025.
Um clássico soviético com alma de rali
Lançado ainda nos anos 1970, em plena era da União Soviética, o Lada Niva nasceu para ser uma solução barata, durável e capaz para o fora de estrada. Seu projeto básico resistiu ao tempo, e o modelo se tornou quase um símbolo da indústria automobilística russa — com direito a participações em ralis, graças à divisão esportiva Lada Motorsport, que segue ativa.
Com o isolamento do mercado russo após a guerra contra a Ucrânia e as sanções econômicas impostas por países do Ocidente, a montadora teve que se reinventar com recursos próprios. O resultado? Uma nova geração mais nervosa do Niva: o Niva Sport.
Veja imagens do Lada Urban, modelo é praticamente o mesmo dos anos 70.
Mais potência, visual renovado e alma esportiva
A versão Sport, criada em parceria com a Lada Motorsport, traz melhorias no desempenho, na dinâmica e na robustez do SUV. O motor tradicional de 1.7 litro e 83 cv deu lugar a um novo conjunto mais potente: 1.6 litro, 16 válvulas, com 122 cv e torque máximo de 15,4 kgfm a 5.000 rpm. A tração continua 4×4, com transmissão reforçada e melhorias na caixa de redução, garantindo fôlego extra nas trilhas.
Destaques do novo Niva Sport:
-
Motor 1.6 de 122 cv com 16 válvulas
-
Caixa de câmbio manual com melhorias na tração
-
Alargadores de para-lama redesenhados
-
Novos faróis de LED
-
Rodas de liga-leve diamantadas
-
Interior com costuras vermelhas nos bancos, volante e detalhes metálicos no câmbio e tração
Preço acessível lá fora — e sonho distante por aqui?
Apesar de ainda não ter preço confirmado para a versão esportiva, o Niva de entrada é vendido na Europa por cerca de 8.600 euros, o que equivale a aproximadamente R$ 54,2 mil — valor que hoje não compra nenhum carro 0km no Brasil.
Mas será que um SUV raiz, mecânica simples, apto para encarar qualquer trilha e agora com visual e desempenho atualizados ainda teria espaço no mercado brasileiro? Considerando a nostalgia dos anos 90 e o crescimento da cena off-road nacional, talvez o velho Niva merecesse uma nova chance por aqui.
Auto46