Como Tratar COVID?

0
3498

Ninguém quer, mas o Brasil registra 65 mil casos de covid por dia e o tratamento é importante e necessário. Após a exposição a uma pessoa com COVID-19, siga estas orientações:

  • Ligue para seu prestador de cuidados de saúde ou para uma central de informações sobre a doença para descobrir onde e quando você pode fazer um teste.
  • Informe outras pessoas com quem você teve contato para impedir a propagação do vírus.
  • Caso não seja possível fazer o teste, fique em casa e pratique o distanciamento social por 14 dias. Enquanto estiver em quarentena, não vá ao trabalho, à escola ou a espaços públicos como supermercados. Peça para alguém levar itens essenciais até você.
  • Mantenha pelo menos um metro de distância de outras pessoas, incluindo membros da sua família. Use uma máscara para proteger os outros, até mesmo se quando você precisar procurar atendimento médico.

Higienize as mãos com frequência.

Fique em um cômodo separado dos outros membros da sua família. Se isso não for possível, use máscara. Mantenha o ambiente bem ventilado. Se você divide o quarto com alguém, deixe um metro de distância entre as camas. Preste atenção por 14 dias para ver se você apresenta sintomas.

 Sinal de alerta

Ligue para o prestador de cuidados de saúde imediatamente se você apresentar qualquer um destes sintomas: dificuldade para respirar, perda da fala ou da mobilidade, confusão ou dores no peito. Mantenha contato com seus entes queridos por telefone ou on-line e faça exercícios para manter o pensamento positivo. Tenha calma, tudo vai passar.

Ligue Covid MG

Informações sobre a Covid-19 podem ser obtidas pelo 155 LigMinas. Profissionais de Saúde e cidadãos podem recorrer ao serviço para esclarecimentos. Está disponível no LigMinas 155, opção 2, atendimento específico sobre o coronavírus. O serviço é destinado à prestação de informações sobre o coronavírus e possui duas opções: informações ao cidadão e apoio aos profissionais de Saúde, que estão atendendo os casos suspeitos de Covid-19.

As informações disponíveis na plataforma estão em sintonia com as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Em caso de mudanças no protocolo e orientações, por exemplo, toda a equipe é atualizada.

Suporte do LIG COVID

O atendimento da SES-MG no 155, opção 2, é feito por duas equipes. A primeira delas cuida do atendimento ao cidadão, com o objetivo de responder dúvidas relacionadas ao coronavírus. A ligação é iniciada por uma gravação. No entanto, se a dúvida não for sanada, o cidadão é direcionado para um atendente que estará de plantão das 7h às 19h, sete dias por semana.

Há, atualmente, nove mensagens gravadas com informações sobre a Covid-19, conforme sequência abaixo:

  1. O que é o coronavírus e os grupos de risco;
  2. Sintomas;
  3. Quando ficar em casa ou procurar uma unidade de saúde;
  4. Prevenção;
  5. Transmissão;
  6. Possibilidade de pegar ou transmitir para animais de estimação;
  7. Existência de vacinas ou tratamento contra o coronavírus;
  8. Quando usar máscara;
  9. Canais oficiais de informações sobre o novo coronavírus.

Quando vou ser vacinado?

 

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.