Cooxupé fecha as portas em Poços de Caldas

0
365
Cooxupé fecha as portas em Poços de Caldas
Cooxupé fecha as portas em Poços de Caldas

Cooxupé fecha as portas em Poços de Caldas

Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé (MG), Cooxupé, confirmou netsa quarta-feira (28) que vai encerrar suas atividades em Poços de Caldas (MG). Segundo a empresa, a unidade era utilizada somente para armazenamento de grãos. Com o fechamento, os 50 funcionários da unidade serão demitidos.

Ainda conforme a empresa, o principal objetivo é reduzir custos, uma vez que o galpão de Poços de Caldas era alugado. Outro motivo é concentrar as atividades em um espaço próprio, para facilitar o processo de logística.

Em nota, a Cooxupé afirmou que não há previsão para o fechamento de outras unidades na região.

Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé ou Cooxupé é uma cooperativa de café da cidade de Guaxupé, sul do estado de Minas GeraisBrasil. A origem da Cooxupé data de 1932, com a fundação de uma Cooperativa de Crédito Agrícola, transformada em 1957 em Cooperativa de Cafeicultores.

A Cooxupé é considerada a maior e uma das mais importantes cooperativas de café do Brasil, em 2007, Cooxupé comemorou 75 anos de Cooperativismo e 50 anos em atividades de recebimento, processamento e comercialização de café. Hoje a Cooxupé conta com aproximadamente 12.000 cooperados e 2.000 colaboradores, recebendo café produzido em 103 municípios localizados nas regiões Sul de Minas, Alto Paranaíba (Cerrado Mineiro) e Vale do Rio Pardo, no estado de São Paulo.

O Sistema de Gestão da Cooxupé tem o certificado ISO 9001:2000, credenciado pelo INMETRO (Brasil) e RVA (Holanda), tendo como escopo, que abrange as unidades de GuaxupéSantos e Monte Carmelo: Processos de recebimento, armazenamento, classificação, compra, processamento, venda e embarque de café cru.

A história da Cooxupé também pode ser conhecida no livro de José Geraldo Rodrigues de Oliveira e Lucia Grinberg: A saga dos cafeicultores no sul de Minas. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007.

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.