Expofica foi cancelada

0
197
Pavilhão do Vinho de Andradas

A Expofica (Exposição e Feira Industrial e Comercial de Andradas), que chegaria à sua 28ª edição foi cancelada. A direção da ACIRA (Associação Comercial Industrial e Rural de Andradas) resolveu cancelar o evento devido a reforma do Pavilhão do Vinho. A feira ocorreria em meados de julho de 2019.

A Festa seria na Praça Dr Alcides Mosconi e a feira no Estádio JK, visto que, o Pavilhão do Vinho passa por reformas. Rosana Sibila Ap. Fraga, presidente da associação comercial comenta: “Nós junto a secretaria da cultura, fomos visitar a feira do vinho e da alcachofra de São Roque-SP, seria um resgate da festa de Andradas, faz tempo que visamos resgatar o evento. Nossa visão é que as forças não se dividam… mas, tivemos um problema no primeiro momento que é do prefeito não aceitar que a feira fosse realizada no campo de futebol, fizemos um mapeamento do campo junto a um arquiteto, usaríamos todo o campo para uma exposição agrícola e a feira.”

A prefeitura gostou do projeto a princípio. A festa ocorreria da praça e a Expofica no campo. Houve um mapeamento do campo. Todo o estádio seria usado pela feira e recuperado posteriormente. A prefeitura queria a feira na praça, junto da festa. Quando a festa passou para o campo, inviabilizou a realização da EXPOIFICA.

Reforma do Pavilhão do vinho

A EXPOFICA queria crescer, com o campo ocupado pela festa, não sobraria espaço para a feira. No pavilhão, existia toda a estrutura, com banheiros e piso. A diretoria da associação resolveu cancelar a feira e esperar um outro momento ou até o ano que vem para que a feira voltasse a ocorrer. O pavilhão passa por reformas no piso e telhado.

A Expofica

Um evento criado com a intenção de ser a vitrine de Andradas, mostrando o que a cidade tem de melhor: trata-se da Expofica (Exposição e Feira Industrial e Comercial de Andradas), que chegou à sua 27ª edição no ano de 2018. São expostos e comercializados mais de quinze segmentos diferentes, tais como: flores, café, banana, vinho, louças sanitárias, móveis, bolachas, doces, confecções, turismo (aventura, rural e de peregrinação), artesanato e brinquedos.

 

História da Expofica

A história do evento começa de maneira humilde, por meio de muito esforço de todos os envolvidos. José Carlos Caldas, que já foi vice-presidente e secretário executivo da ACIRA e acompanhou de perto a fundação da Expofica, conta que a feira foi inaugurada no governo do prefeito José Luiz Sasseron, por uma idéia que partiu da primeira-dama, Heloisa Sasseron. Por meio destes, foram realizadas a primeira e a segunda feira de exposição de Andradas, junto à Festa do Vinho, no Ginásio Poliesportivo Risoleta Neves.

A partir da terceira edição, a exposição ganhou o nome “Fica” (Feira Industrial e Comercial de Andradas). A intenção do nome era a de criar um evento que “viesse para ficar”, sendo idealizado pelo, na época, vice-presidente da Federaminas, Gilson Elesbão de Siqueira. Depois de algum tempo, o nome foi alterado novamente para “Expofica”, na administração do presidente da associação, José Carlos Borges.

A atual presidente da ACIRA, Rosana Aparecida Sibila Fraga de Souza, já enfrentou muitos desafios até alcançar o sucesso da feira. Quando assumiu a presidência, teve de reorganizar a associação, que passava por um momento de dívidas e poucos associados. Com a ajuda até de sua família, em 2008, Rosana reestruturou o evento, buscando sempre a transparência e eficiência.

Como era a feira em 2012

Veja a abertura da Expofica de 2012, onde o cantor Marcelo Costa canta o hino de Andradas.

 

 

 

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.