Papa Francisco – Linha do Tempo do Papa – Veja Isso Agora

0
102

“Nossa vida é um caminho, quando paramos, não vamos para frente.” Papa Francisco

Linha do tempo do Papa Francisco – Linha do Tempo do Papa – Veja Isso Agora. Do anscimento na argentina até sua morte como Papa em Roma. Elias Batista, ministro da palavra da Igreja Católica, comenta a linha do tempo de Papa Francisco. Veja Isso Agora.

1936- nasce Papa Francisco na Argentina

Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco, nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936. Em Buenos Aires o Papa viveu sua infância.

2013 em 13 de março, o novo Papa

“Deus dá as batalhas mais difíceis aos seus melhores soldados.” Papa Francisco

Nascido Jorge Mario Bergoglio (Buenos Aires17 de dezembro de 1936 – Vaticano21 de abril de 2025),[3] foi o 266.º Papa da Igreja CatólicaBispo de Roma e Soberano da Cidade do Vaticano de 13 de março de 2013 até a data da sua morte

Temos um Papa, veja vídeo

20 de abril de 25 domingo de páscoa

“Em nome do pai, do filho e do espírito santo.” Papa Franbcisco

Ultima aparição no domingo de páscoa

21 de abril de 2025 a morte do papa

“Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida!” Papa Francisco

Vaticano – 7:35 (2:35 horário de Brasília) O mundo católico amanheceu de luto nesta segunda-feira. Faleceu, aos 88 anos, o Papa Francisco. O anúncio oficial foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, Camerlengo da Santa Sé, diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, onde o Pontífice residia.

“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”, declarou o cardeal, com visível emoção.

Rito de constartação da morte

22 de Abril de 2025 – Luto ao vivo

Exéquias do Papa Francisco: sábado na Praça São Pedro

O Vaticano anunciou os detalhes das exéquias do Papa Francisco. Em 23 de abril, o corpo será trasladado à Basílica de São Pedro. A Missa das Exéquias será celebrada em 26 de abril, seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior.

Futuro da Igreja Católica

“Ser Santo não é um privilégio de poucos, mas uma vocação para todos.” Papa Francisco

Com a morte do Papa Francisco, anunciada oficialmente nesta segunda-feira pelo Vaticano, a Igreja Católica entra agora em um momento especial e solene chamado Sé Vacante — expressão em latim que significa “sede vazia”.

Este é o período em que o trono de São Pedro está desocupado, ou seja, a Igreja Católica está sem Papa, e todo o Vaticano se volta para os ritos e protocolos que antecedem a escolha de um novo Sumo Pontífice.

Quem governa a Igreja durante esse tempo?

Durante a Sé Vacante, não há governo ordinário da Igreja. Nenhuma decisão de grande importância pode ser tomada. O comando administrativo e algumas funções essenciais passam para o Camerlengo da Santa Sé, atualmente o cardeal Kevin Farrell.

Ele tem a responsabilidade de:

  • Confirmar oficialmente a morte do Papa;
  • Lacrar os aposentos papais;
  • Organizar o funeral e o luto oficial;
  • Preparar o Conclave que elegerá o novo Papa.

Conclave será quando?

O conclave deve ocorrer dentro de 15 a 20 dais após a morte do Papa. Pelas regras do Vaticano, apenas cardeais com menos de 80 anos podem participar da votação. Confira quem são os cardeais brasileiros que estarão no Conclave:

  • Dom Sérgio da Rocha (65 anos) — Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador (BA).
  • Dom Jaime Spengler (64 anos) — Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Porto Alegre (RS).
  • Dom Odilo Scherer (75 anos) — Arcebispo de São Paulo (SP).
  • Dom Orani João Tempesta (74 anos) — Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ).
  • Dom Paulo Cezar Costa (57 anos) — Arcebispo de Brasília (DF).
  • Dom João Braz de Aviz (77 anos) — Arcebispo emérito de Brasília (DF).
  • Dom Leonardo Ulrich Steiner (74 anos) — Arcebispo de Manaus (AM).

 

A seguir o testamento do Papa Francisco

Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar minha vontade testamentária apenas quanto ao local da minha sepultura.

Confiei sempre minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que meus restos mortais repousem, à espera do dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.

Desejo que minha última viagem terrena termine neste antigo santuário mariano, ao qual recorri em oração no início e no final de cada Viagem Apostólica, para confiar com fé minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer por seus cuidados maternos e dóceis.

Peço que se prepare meu túmulo no nicho da nave lateral, entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza, na referida Basílica Papal, conforme indicado no anexo.

O túmulo deve estar no chão; ser simples, sem decoração especial, e conter apenas a inscrição: Franciscus.

As despesas com os preparativos do meu enterro serão cobertas com a soma deixada pelo benfeitor que determinei, a qual será transferida à Basílica Papal de Santa Maria Maior. Para isso, deixei as devidas instruções ao arcebispo Rolandas Makrickas, comissário extraordinário do Capítulo Liberiano.

Que o Senhor conceda justa recompensa a quem me amou e continuará a rezar por mim. O sofrimento que marcou a parte final da minha vida ofereci ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.

FRASE DO PAPA:

“Quando você comemora a morte de alguém, o primeiro que morreu foi você mesmo”, Papa Francisco

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.