POUSO ALEGRE TERÁ AEROPORTO DE CARGAS

0
1551
PROJETO DE AEROPORTO DE POUSO ALEGRE
PROJETO DE AEROPORTO DE POUSO ALEGRE

A construção de um aeroporto internacional de cargas deve voltar a ser analisada em Pouso Alegre (MG) a partir de 2017. A informação foi confirmada pelo novo prefeito da cidade, Rafael Simões (PSDB). Desde setembro de 2016, o processo licitatório que viabilizaria o empreendimento está suspenso.

A prefeitura de Pouso Alegre-MG tornou público em 2013, o projeto de um grupo empresarial para construir um aeroporto de cargas na cidade. O terreno foi adquirido por empresários: são mais de 200 alqueires de área total. O local é considerado estratégico, pela proximidade com a BR 381 (Fernão Dias) e o Distrito Industrial. Ainda há planos, de construção de novos acessos, com a continuidade da Dique II até a Fernão Dias e pela MG 290.

A construção de um aeroporto voltado para o transporte de cargas, tem viabilidade técnica e econômica, e atende à nova fase industrial de Pouso Alegre, que recebe indústrias de grande porte como a chinesa XCMG (máquinas pesadas), a empresa indiana ACG (do ramo farmacêutico) e o novo centro de distribuição. Além disso, este novo aeroporto de cargas atenderia empresas que hoje dependem de Viracopos (Campinas). Uma boa notícia para o Sul de Minas.

mais sobre o Aeroporto de Pouso Alegre

A Câmara de Vereadores de Pouso Alegre (MG) aprovou em 2015 o projeto de lei que autoriza a prefeitura a adotar o modelo de Parceria Público Privada (PPP) para a construção do primeiro aeroporto internacional de cargas do Sul de Minas. O projeto foi aprovado por 10 votos a 5 e atingiu o quórum qualificado de 2/3 da Câmara, conforme exige a lei.

Com investimento inicial orçado em R$ 541.366.703,55, o aeroporto internacional planejado para Pouso Alegre deve ocupar uma área de pouco mais de 5 milhões de m² próxima à Rodovia Fernão Dias. A empresa que ganhar a licitação, vai receber em troca a área de 350 mil m² ocupada pelo atual aeroporto do município, que faz transporte de passageiros em aviões de pequeno porte, e ter direito a explorar outras atividades no entorno do novo aeroporto por um período de 30 anos.

O aeroporto deverá ficar próximo aos bairros Cidade Vergani, Curralinho, Fazendinha e Cajuru, declarados como zonas aeroportuárias em projeto de lei aprovado pela Câmara em outubro de 2013.

 

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.