Com a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica se prepara para um novo Conclave — o encontro reservado onde será eleito o novo líder mundial dos católicos. Pelas regras do Vaticano, apenas cardeais com menos de 80 anos podem participar da votação. Entre os oito cardeais brasileiros, sete estão aptos a votar e, mais do que isso, também podem ser considerados candidatos naturais à sucessão de Pedro.
Confira quem são os cardeais brasileiros que estarão no Conclave:
-
Dom Sérgio da Rocha (65 anos) — Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador (BA).
-
Dom Jaime Spengler (64 anos) — Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Porto Alegre (RS).
-
Dom Odilo Scherer (75 anos) — Arcebispo de São Paulo (SP).
-
Dom Orani João Tempesta (74 anos) — Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ).
-
Dom Paulo Cezar Costa (57 anos) — Arcebispo de Brasília (DF).
-
Dom João Braz de Aviz (77 anos) — Arcebispo emérito de Brasília (DF).
-
Dom Leonardo Ulrich Steiner (74 anos) — Arcebispo de Manaus (AM).
O único cardeal brasileiro impedido de votar é Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), que aos 87 anos ultrapassou o limite de idade permitido. Apesar disso, ele continua fazendo parte do Colégio dos Cardeais e poderá participar das discussões preparatórias que antecedem a eleição do novo Papa.
Brasileiros entre os “papáveis”
Entre os nomes brasileiros, alguns são vistos como possíveis “papáveis” — isto é, cardeais que reúnem características que podem levá-los a ser escolhidos Papa. Destaque para Dom Odilo Scherer, muito respeitado na Cúria Romana e já citado em Conclaves anteriores, e Dom Sérgio da Rocha, que vem ganhando forte projeção dentro da Igreja.
O próximo Papa poderá ser latino-americano novamente? O mundo aguarda. O Conclave deve começar dentro de 15 a 20 dias.
Acompanhe no Studio46 as últimas notícias sobre este momento histórico para a Igreja Católica.