Setembro Amarelo, alerta sobre suicídio. Confira na Agenda do Dia

0
1064

Terça -feira, 12 de Setembro. Bom dia! Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado. Veja as notícias mais importantes na Agenda do dia. 

As farmácias de Plantão hoje em Andradas são Ezaú e UaiFarma . Sol com algumas nuvens. Não chove. Máxima de 28 e mínima de 9.

 

Setembro Amarelo: Crescimento de ataques virtuais acende alerta sobre suicídio

Apesar de ser um grave problema de saúde pública, com tendência de crescimento nos próximos anos, pois acompanha a expansão de doenças como a depressão, o suicídio ainda é um tabu no Brasil. Dificuldade de obter dados, preconceito e medo de estimular a prática ao falar sobre ela são fatores que dificultam a discussão e o desenvolvimento de políticas públicas, segundo estudos e especialistas consultados pela Agência Brasil.

Neste ano, o silêncio que ronda o tema foi quebrado com a divulgação do Baleia Azul, o jogo virtual que envolveria o estímulo às mutilações corporais de jovens e até ao suicídio. O game virou tema de novela e mesmo de operação da Polícia Federal, que prendeu acusados de aliciar crianças e adolescentes por meio do Baleia Azul.

O fato trouxe à tona uma realidade comum: a ocorrência do assédio virtual, também chamado de cyberbullying. O debate sobre o delicado tema é estimulado este mês, no âmbito do Setembro Amarelo, para sensibilizar a sociedade para a prevenção ao suicídio.

 

Educação:  MEC diz que não abrirá mão de antecipar alfabetização até o 2º ano

O governo não deverá abrir mão da proposta de antecipar a alfabetização das crianças para o 2º ano do ensino fundamental, como está previsto no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enviado pelo Ministério da Educação (MEC) ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

Atualmente, as diretrizes curriculares determinam que o período da alfabetização deve ser organizado pelas escolas até o 3º ano do ensino fundamental. Esse também é o prazo previsto no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que estabelece que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. No entanto, o texto da Base Nacional encaminhado ao CNE prevê que as crianças deverão ser capazes de ler e escrever até o 2º ano do ensino fundamental, geralmente aos 7 anos.

 

Furacão: Irma passa a ser ‘depressão tropical’ em seu avanço pelo sudeste dos EUA

Irma, furacão mais poderoso registrado no Atlântico, passou nesta segunda-feira (11) para ‘depressão tropical’ em seu avanço pelo sudeste dos Estados Unidos, segundo informou o Centro Nacional de Furacões (CNH) desse país.

Às 23 horas (hora local), o Irma registrava ventos de até 55 km/h e estava 10 km ao sul de Columbus (Geórgia) e 150 km ao sul-sudoeste de Atlanta (Geórgia). O ciclone avançava a 24km/h em direção ao noroeste, e é esperado no Alabama e Tennessee.

O Irma, que em sua passagem pelo Caribe deixou mortos no Caribe e nos EUA e chegou a registrar ventos de até 295 km/h, que o tornaram um poderoso furacão de categoria 5, já tinha virado uma tempestade tropical na manhã desta segunda.

 

 

 

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.