Sexta-feira Santa: fiéis selebram a solene ação liturgica às 15h para lembrar a morte de Cristo

0
81
Paixão de Cristo em Andradas

Nesta sexta-feira 18-04, as igrejas católicas de todo o mundo celebram a Sexta-feira Santa, um dos momentos mais intensos e emocionantes do calendário cristão. A data marca a paixão e morte de Jesus Cristo na cruz, e é vivida com silêncio, oração e profunda reverência pelos fiéis.

Em Andradas, as paróquias se preparam para a Celebração da Paixão do Senhor, que acontece tradicionalmente às 15h, horário simbólico da morte de Jesus. A cerimônia faz parte do Tríduo Pascal e é marcada por três momentos principais: a Liturgia da Palavra, a Adoração da Cruz e a Comunhão Eucarística.

“Na entrada o padre ou celebrante prostam-se no chão e a celebração tem início no silêncio. Outro momento marcante é a adoração a cruz.” Diz o celebrante da palavra Elias Batista

O altar permanece sem toalha, flores ou velas, transmitindo o luto da Igreja pela morte do Salvador. Durante a celebração, é proclamada a narrativa da Paixão, segundo o Evangelho de João, e os fiéis são convidados a meditar sobre o sofrimento de Cristo, que se entregou por amor à humanidade.

Um dos momentos mais marcantes é a Adoração da Cruz, quando os fiéis se aproximam em silêncio para reverenciar o madeiro da cruz — símbolo do sacrifício e da vitória de Jesus sobre o pecado e a morte.

Ao final, embora não haja consagração, os fiéis recebem a Eucaristia consagrada no dia anterior, na Missa da Quinta-feira Santa. Não há bênção final, pois o Tríduo continua até a Vigília Pascal, no sábado à noite.

A Sexta-feira Santa é também um dia de jejum e abstinência, como sinal de penitência e comunhão com o sofrimento de Cristo. Em Andradas haverá encenação da paixão e morte de Jesus, uma procissão saindo matriz, indo até a prefeitura e retornando para a igreja.

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.