1º FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DA MONTANHA

0
473

Uma equipe que faz parte da organização do 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha estará em Andradas (MG) no próximo fim de semana, entre os dias 14 e 16 de abril, para visitar alguns dos estabelecimentos que participarão do evento.

O Festival, que será realizado entre os dias 2 de junho e 30 de julho, possui 24 municípios dos estados de Sâo Paulo e Minas Gerais que já confirmaram a participação no maior evento do gênero no Brasil em duração.

O município de Andradas é a maior surpresa para este festival, devido à quantidade de estabelecimentos inscritos. Até o último fim de semana, ao menos oito comércios se inscreveram para o evento, entre restaurantes, hamburguerias, pizzarias, cafeterias, pastelaria, cervejaria e uma vinícola. É a cidade entre as demais 24 inscritas a ter o maior número de estabelecimentos participantes.

São eles a Casa Geraldo, Don Fonseca Burger & Grill, General Beer, Minas Coffee Cafeteria, Pastelaria Mercadão, Pizzaria Tradicionalle, Soberano Steak House e Taverna Restaurante.

Outros municípios no entorno, como Poços de Caldas (MG) e Espírito Santo do Pinhal (SP), também têm representantes no festival, mas em menor número.

Já no estado de São Paulo, o destino com maior número de inscritos é o distrito de São Francisco Xavier, localizado em São José dos Campos, com seis estabelecimentos participantes: Casa da Bella, Destilaria Alquimistas da Serra, João de Barro Restaurante, Quintal da Prosa, BrewPub SP-50-Bier e Villa K2.

Segundo a organização, até o momento, 56 estabelecimentos já se inscreveram para o festival, sendo 24 restaurantes do estado de São Paulo e 31 do estado de Minas Gerais.

Para a secretária municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura de Andradas, Selislei de Cássia Corol de Pontes, a Cassinha, o Festival possibilitará ao município apresentar apresentar um pouco mais da sua Cultura gastronômica, além de promover, valorizar e divulgar a gastronomia do município.

Promoção da gastronomia

“Nossa cidade terá a oportunidade de apresentar ao público a degustação de pratos especiais que representem e evidenciem a especialidade de cada estabelecimento, além de promover a interatividade, a sinergia e a lucratividade para todos, não só do ponto de vista econômico, como também social, cultural e turístico. Vemos também esse Festival como uma estratégia de desenvolvimento sustentável para a cidade”, salienta a secretária.

“Desta forma, queremos evidenciar a amplitude, a variedade, a força e a atratividade da gastronomia local, um incentivo ao desenvolvimento do turismo  pela promoção da gastronomia e o fomento à atividade gastronômica no município como forma de agregar valor, trabalho e renda,  estimulando o fortalecimento organizacional do setor gastronômico com a interação dos participantes”, conclui Cassinha.

A Sabores da Montanha, associação de empresários do setor gastronômico e realizadora do evento, divulgou no último fim de semana que o prazo para as inscrições foi prorrogado para o próximo dia 28 de abril. O número de participantes, portanto, tende a aumentar.

Celebração da gastronomia

“É com grande satisfação que destacamos a importância do Festival Gastronômico Sabores da Montanha para a cidade de Andradas e toda a região da Serra da Mantiqueira e Sul de Minas. Esse evento é uma oportunidade para valorizar a culinária local, que se destaca por sua excelência, e incentivar o turismo, atraindo visitantes de diversas partes do país”, destaca a presidente da Associação Comercial e Industrial de Andradas, Rosana Aparecida Sibila Fraga de Souza.

“O Festival fomenta a economia da cidade, fortalecendo o comércio e gerando empregos temporários. É um momento de celebração da gastronomia, cultura e tradição, que contribui para o desenvolvimento econômico e turístico de Andradas e região. A Associação Comercial apoia e incentiva eventos como esse, que geram benefícios para toda a comunidade”, finaliza a presidente.

Como participar

Para participar do Festival os estabelecimentos deverão criar um prato para o Festival ou aproveitar algum já existente no cardápio e divulgá-lo no evento. As cervejarias, cafeterias e docerias também poderão criar produtos específicos.

Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas. Os valores serão fixados pelos próprios restaurantes. Na prática, nada muda no dia a dia dos estabelecimentos. O Festival pensou em aproveitar a estrutura própria dos estabelecimentos para a realização do evento, com todos os cuidados necessários.

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem apoio institucional da Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas (MG), Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Espírito Santo do Pinhal (SP), Saboreie Cunha (SP), São Lourenço Convention & Visitors Bureau, Secretaria de Turismo de Itamonte (MG), Portal Hora Campinas, Portal Turismo Sul de Minas e patrocínio da Revista Travel for Life.

Grupo Sabores

A Sabores da Montanha pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que objetiva a divulgação e valorização da gastronomia típica da Serra da Mantiqueira. O grupo também gerencia a Sabores da Praia, que reúne os quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), além da Sabores Rio, que contempla a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.

ESTABELECIMENTOS PARTICIPANTES

SÃO PAULO

Bananal: B de Bocaina, Habeas Corpus, Vale das Cachoeiras, Fazenda Mangueira e Santa Prosa

Campos do Jordão: Coze, Secreto Luxury

Cunha: Espaço Drão Restaurante e Ateliê, Kallas da Serra, Bethlehem, Restaurante do Gnomo

Espírito Santo do Pinhal: Empório Bacchi, Vinícola Guaspari

Queluz: Queijaria Santa Vitória

Santo Antônio do Pinhal: Pousada Quatro Estações

São Bento do Sapucaí: Vinícola Santa Maria

São Francisco Xavier: Casa da Bella, Destilaria Alquimistas da Serra, João de Barro Restaurante, Quintal da Prosa, BrewPub SP-50-BIER, Villa K2

São José do Barreiro: Rancho Gastronomia

Silveiras: Trempe Restaurante

MINAS GERAIS

Andradas: Casa Geraldo, Don Fonseca Burger & Grill, Minas Coffee Cafeteria, Pizzaria Tradicionalle, Soberano Steak House, Taverna Restaurante, General Beer, Pastelaria Mercadão

Cambuí: Portão de Cambuí, Pizzaria Nápoles

Caxambu: Embrasa, Boi Ralado

Extrema: Tulha da Serra, Café Boiadeiro

Gonçalves: Flor de Zucca, Fogo Aberto Restaurante, Odara Cervejaria,  Restaurante Vitória

Itajubá: The Gustta Foodtruck

Itamonte: Encantamonte, Bela Serra

Maria da Fé: Fazenda Maria da Fé, Pizzaria Casa Rosada, Fazenda Santa Helena

Monte Verde: BBQRoad Burguer e Osteria La Pianta

Passa Vinte: Pousada Caminho dos Ipês

Piranguinho: Pizzaria do Filipe

Poços de Caldas: Charcutaria Caldense, Porcaria e Choperia, Ziel Cervejaria

Santa Rita do Sapucaí – The Town Bar e Café

São Thomé das Letras: Jardim Secreto

SERVIÇO | 1º FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DA MONTANHA  

Início: 2 de junho de 2023

Término: 30 de julho de 2023

Informações: (11) 9-5435-3665

www.saboresdamontanha.com.br | @saboresdamontanha_br

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.