Pelo segundo ano consecutivo a Bella Pilates venceu os Melhores do Ano. Sob o comando da jovem empresária Isabela de Oliveira, a empresa obteve invejáveis 44% dos votos. Nos últimos anos muitas empresas começaram a atuar no mercado, mas a Bella detém praticamente a metade da preferência da população.
ESTÚDIO DE PILATES |
1o BELLA PILATES | 44,58 % |
2o CAROL MARCON | 8,34 % |
3º DO CORPO / THAIS VALIM | 4,16 % |
OUTROS | 17,50 % |
BRANCOS E NULOS | 21,25 % |
“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo.” Esta frase é de Joseph Pilates.
Mas afinal quem é este tal de Pilates?
Joseph Hubertus Pilates (1883 – 1967) foi enfermeiro e inventor do método Pilates de condicionamento físico. Joseph Pilates nasceu em Mönchengladbach, próximo a Düsseldorf, Alemanha. Seu pai tinha o sobrenome de Pilatu, pois era de ascendência grega. E sua mãe, naturopata, de ascendência alemã. Possivelmente Joseph Pilates tenha sofrido bullying durante a infância, sendo insultado de “Pôncio Pilatos, assassino de Jesus Cristo“, motivo pelo qual modificou o sobrenome.
Joseph Pilates, quando criança, era doente que sofria de raquitismo, asma e febre reumática. E na adolescênciaprevendo seu futuro numa cadeira de rodas começou a estudar, como autodidata, anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental. Com isso desenvolveu exercício em aparelhos rústicos inventados por ele. Praticando esses exercícios em aparelhos criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas. Com essa prática, ainda jovem tornou-se ginasta e mergulhador. Finalmente desenvolveu cerca de quinhentos exercícios que o ajudaram, bem como seus seguidores, a levar uma vida longa e saudável.
É importante referir que o Método Pilates não se centrava em exercícios padronizados, servidos como uma receita reutilizável de sujeito para sujeito. O método tinha aqui um cunho irrefutável de individualidade. Perante determinado indivíduo, Pilates alterava radicalmente os planos comuns de exercícios. E foram poucos aqueles que puderam assistir a todo este mecanismo de trabalho. Os poucos que tiveram esse privilégio acabaram mais tarde, após a morte de Joseph Pilates, por fundar as suas próprias escolas, chegando alguns a declarar a prática do método original. Mas isto não é verdade, pois não existia um método original específico. Existia sim um método de trabalho próprio, indubitavelmente inimitável, devido Pilates ter sofrido diversificadas influências como o Yoga, as artes marciais e a meditação.
Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro Studio de Pilates. Seu trabalho, porém, só teve repercussão a partir dos anos 40, principalmente entre os dançarinos americanos, Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins. Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 83 anos, após inalar muita fumaça ao tentar salvar seu estúdio de um incêndio e não deixou herdeiros. Sua esposa Clara Pilates, assumiu então a direção do estúdio, dando continuidade ao trabalho de seu marido. Pilates deixou inúmeros discípulos que abriram seus próprios estúdios em várias partes dos EUA e ajudaram a disseminar seus ensinamentos em todo o mundo.
Gostou da História do Pilates?
Que tal fazer uma aula?
Bella Pilates Studio
Rua Policarpo Ribeiro, 65 – Vila Souza – 37.795-000 – Andradas – MG
(35) 3590-0818