Atenção para a Campanha de Vacinação Antirrábica

0
64

Atenção para a Campanha de Vacinação Antirrábica

Vai começar no início de setembro a campanha de vacinação contra a raiva. A Secretaria de Saúde e Ação Social em parceria com a Vigilância em Saúde Ambiental orienta e alerta para que todos os animais sejam vacinados. A vacina é gratuita e todos devem levar a carteirinha de cães a gatos.

A raiva é um vírus, uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais para o homem) quase erradicada atualmente, mas, mesmo assim, muito temida. Isso porque a taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas mamíferos, é  de quase 100%.  Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental.  O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida. Nos cachorros essa doença é conhecida como raiva canina.

Por ser uma doença grave é preciso muita atenção para não perder as datas de vacinação dos animais. Acompanhe o cronograma e fique atento as divulgações nos meios oficiais da Prefeitura Municipal.

A vacinação contra a raiva canina deve ser feita a partir e apenas a partir do quarto mês de vida do filhote.  O reforço deve ser feito de um em um ano após a aplicação da primeira dose. Essa regra serve também para os gatos que podem contrair a raiva felina.

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.