Pastelaria do Mauro, o melhor pastel de Andradas

0
29
Lu e Carlos recebendo o prêmio em 2017

De Carne ou de Queijo? Quando bate aquela fome no fim de tarde, nada melhor que um pastel frito na hora acompanhado com guaraná. Em 2018 a Pastelaria do Mauro foi escolhido como a melhor pastelaria de Andradas, dados da pesquisa dos Melhores do Ano. A enquete ocorreu entre os meses de Agosto e Setembro e o Mauro obteve 44,6% dos votos. Veja a seguir o resultado dos Melhores do Ano no quesito pastel.

 

PASTELARIA

 

1o MAURO44,60 %
2o SANTO PASTEL28,75 %
3º MERCADÃO22,08 %
OUTROS2,91 %
BRANCOS E NULOS2,08 %

 

História do Pastel

O pastel tal qual conhecemos hoje deriva dos rolinhos-primavera e dos guiozas, ambos da culinária chinesa . Os pastéis brasileiros foram inventados por imigrantes chineses no Estado de São Paulo por volta de 1890, que adaptaram a receita original dos rolinhos-primavera aos ingredientes que tinham disponíveis no Brasil, e os japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial, difundiram o prato, abrindo pastelarias no intuito de se passarem por chineses para se livrarem da discriminação que havia na época em razão da guerra.

O pastel, como hoje conhecemos no Brasil, iniciou a sua difusão na década de 1940 por meio dos descendentes de imigrantes japoneses em Santos que levaram a receita para todo o estado. A receita rapidamente se espalhou por São Paulo e depois pelo resto do país, sendo ainda na década de 1940, um dos alimentos mais consumidos no Estado de São Paulo, sendo vendido tanto em feiras livres quanto em pastelarias. Na década de 1950, o costume de comer pastéis chega ao Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Na década de 1960, o costume espalha-se para o sul do país.

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.