Polêmica na locação de respiradores em Andradas

0
442

Uma polêmica surgiu na locação de respiradores da Santa Casa de Andradas-MG. Para atender possíveis pacientes da Covid- 19 a Santa Casa foi estruturada com leitos de retaguarda. O funcionamento desta área depende da presença de respiradores que são essenciais nos casos de urgência. A locação desses equipamentos foi questionada pelo vereador Ricardo Felisberto em sessão da câmara municipal.

Vereador bravo no Facebook

O vereador Ricardo fez uma visita ao lado do também vereador Ademir e constataram que trata-se de respiradores usados(velhos). “Não entendo a PREFEITURA como interventora da SANTA CASA o que estão fazendo… Gastam 488 mil reais, com locação de respiradores (6), usados por 6 meses… Contrato com médicos e enfermeiros por 2 meses para cuidar de possíveis casos de covid.

OBS.: Já acabou o contrato com os médicos e enfermeiros. casos que estão aparecendo de covid estão sendo encaminhados para Poços de Caldas.  Queria muito uma resposta plausível. ESTÃO BRINCANDO COM O DINHEIRO PÚBLICO! Minha parte como vereador eu fiz, protocolei no MP e também no ministério público estadual.” Disse o vereador.

Segundo o vereador foi locado por 6 meses, cada aparelho no valor de 81 mil reais cada um de uma empresa de Juiz de Fora, não seria uma empresa de locação e sim uma empresa de manutenção. Municípios vizinhos compraram por valor bem abaixo. Poços de Caldas comprou por 31 mil reais, bem abaixo do que Andradas pagou por um aluguel. Disse o vereador Ricardo em entrevista.

A prefeitura diz que em março era a única empresa que estava a disposição. O prefeito cita ainda entrevista para a ANTV, que acreditava que o pico seria em maio. No caso dos respiradores era a única opção naquele momento.

O vereador entrou com denuncia no Ministério Público e no tribunal de contas do estado de Minas Gerais, por possíveis irregularidades na aquisição dos respiradores. Segundo o vereador outros municípios, como Poços de Caldas comprou o respirador por aproximadamente 31 mil reais, já a prefeitura andradense alugou respiradores por 81 mil reais mensais.

 

Coronavirus em Andradas

No momento Andradas tem 17 casos de covid 19, 46 pessoas sendo monitoradas e 10 notificações de outros municípios. Dos 17 casos, 5 ainda estão em tratamento, houve um óbito e 12 estão curados.

 

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.