Quem ganha a próxima eleição?

0
343

A pergunta não seria quem ganha a próxima eleição e sim o quê ganha o próximo pleito eleitoral? Vamos olhar na linha do tempo e descobir como foram construídas as vitórias de eleições passadas. Dizia meu velho amigo e saudoso jardinesnse Vicente Martelli, “quem ganha a eleição é o candidato do povo”, afinal quem vai ganhar?

Nos anos 80 a eleição era decidida no palanque, aquele que fizesse o melhor pão com carne e levasse a maior multidão para aplaudir as falas fervorosas sairia vitorioso. Em Caldas nos anos 80, eram montados caminhões de som, subia no palco a Cibele e seu teclado para cantar as paródias musicais do Dr. Milton Campos, “Nessa casa tem goteira, pinga ne mim…Dr Milton campos nele o povo vai votar…é Caldas onde eu moro, tem o povo que eu adoro…” E o povo vibrava, o eleitor acreditava e votou nele.

Anos 90, o palanque mudou. O rádio se tornou o novo púlpito partidário. Em Andradas-MG, Wilkie Veronese, com módicos 13 mil reais ganhou a eleição, com afalas firmes e pacote de musicas e vinhetas elaboradas pelo PT (Partido dos Trabalhadores). O inesperado aconteceu Wilkie ganhou a eleição sem gastar muito.

Aqui no interior, no ano de 2000 começou a era da TV, com programas televisivos bem elaborados e fala certeira no debate, o velho bigodudo petista, ganhou a eleição com certa folga. Assim foi por muito tempo, quem tinha maior tempo de TV, elvava certa vantagem, quanto mais partido melhor para a coligação.

Fazemos uma pausa na eleição de prefeito regional para citar a eleição presidencial. Jair Messias Bolsonaro com apenas (APENAS) 8 segundos de tv venceu a eleição presidencial de 2018. Como assim? Lembra da citação do Vicente Martelle? “Candidato do povo vence a eleição.” Ele representou o povo, mas um detalhe tem que ser ressaltado, a internet ganhou a eleição nas lives populares do presidente, ou pensa que aquela garrafa de café e bolo na mesa eram apenas gosto do candidato, ele queria ser o candidato do povo, e foi e venceu.

Como será em 2020? Candidato do povo vai vencer a eleição. Rádio, TV, Internet ou impresso? O que é mais importante. A palavra para a vitória chama-se CONVERGÊNCIA DE MEIOS, ou seja, hoje no seu aparelho de smartphone temos um jornal para ser lido, tv para você assistir vídeos pelo youtube, o rádio virou podcast, e o velho palanque para falas fervorosas virou “lives” de Facebook ou Instagram , aquele que conseguir mais aplausos virtuais leva a parada eleitoral.

De onde vem o Studio46?

O studio 46 é um estúdio de gravação, especializado em campanhas eleitorais. Você sabia que o estúdio gravou 16 campanhas de rádio para prefeito de diversos partidos, tais como: PFL, DEM, PSD, PT, PSDB, PR e PSC. Participou em uma campanha para presidente da república e duas para governador fazendo carro de som. Atuou em 5 em campanhas para deputados federais e 5 para deputados estaduais. Tudo começou em 1996 quando fizemos a campanha vitoriosa de Wilkie Verosnese, responsável direto pela criação do nosso estúdio no ano de 2000, na rua da Prata 46, vem daí o nome Studio46.

Serviços da Studio46 para eleição

Gravação de horário eleitoral para o rádio

Gravação de horário eleitoral para a TV

Gravação de vídeo para Youtube, Facebook e Instagram

Diagramação de material gráfico de campanha

Elaboração de jingle para campanha

Carro de som para carreatas e caminhadas

Live para redes socias.

E aí quem ganha?

Quem vai ganhar? Dizia Duda Mendonça em seu livro casos e coisas: “Quanto mais certezas na sua campanha, melhor. Campanha política é como corrida de Fórmula 1: muitas vezes, ganha quem erra menos.” Espero ter ajudado, mas eu não tenho uma bola de cristal para falar quem ganha, a bola de cristal se chama pesquisa política, que vai além do que a que é divulgada para você ou para mim, meros mortais. Eles (políticos) tem um perfil exato de suas preferências e falam exatamente o que você quer escutar, graças asos rastros que você ou eu deixamos nas redes sociais,ou naquelas depretenciosas perguntas de entrevistadores ao telefone.

Converse com nossos consultores políticos

 

Ouça nosso Podcast. A seguir um programa de rádio vitorioso gravado no Studio46. Gilmar, atual prefeito de Santo Antônio do jardim-SP.

 

Gosta de eleição? então ajude a eleger os melhores de Andradas

Vote nos Melhores do Ano 2020- Escolha os melhores de Andradas

 

 

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.