Semana Nacional da Pessoa com Deficiência 2023: Conectar e Somar para Construir Inclusão

0
830
De 21 a 28 de agosto, o Brasil e Andradas celebram a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Esta data tem como objetivo principal conscientizar a sociedade. Neste ano, a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) traz o tema “Conectar e Somar para Construir Inclusão”, destacando a importância da conexão na construção de um mundo mais inclusivo.
Lyamara Nhola Pontes Agostinho, coordenadora de saúde da Apae Andradas,  participou do PODCAST com Elias C. Batista para falar da programação e como é o dia de trabalho na APAE de Andradas. Veja Isso Agora clicando no link a seguir e copnheça histórias de superação.

“Conectar e Somar para Construir Inclusão” – O Tema de 2023

Neste ano, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como foco o poder da conexão. No mundo da Era da Informação, onde a comunicação interpessoal e digital assume um papel central, a conexão tornou-se uma ferramenta vital para ampliar horizontes e perspectivas. Através da comunicação acessível, seja nas redes sociais, podcasts, lives, blogs, sites ou aplicativos de mensagens instantâneas, pessoas com deficiência e suas famílias podem obter um melhor entendimento de seus direitos e se comunicar efetivamente com a sociedade em geral.

00A História Inspiradora de Beatrice Bemis e das APAEs

No longínquo ano de 1954, uma figura notável chegava ao Rio de Janeiro. Beatrice Bemis, uma mãe estadunidense que tinha um filho com síndrome de Down, desembarcou no Brasil. Juntamente com um grupo de pais, amigos, professores e profissionais, ela fundou uma entidade destinada a auxiliar pessoas com deficiência. Este gesto de amor e compromisso inspirou uma jornada de inclusão e apoio que continua até hoje. Surgia alí a APAE.

 

O Papel da Rede Apae na Construção da Inclusão

A Apae Brasil, uma rede de apoio e inclusão, está comprometida com a promoção da inclusão das pessoas com deficiência. A organização irá apresentar uma série de materiais ao longo do mês de maio, incluindo ações, conteúdos e informações que destacam os esforços realizados pela Rede Apae para garantir a inclusão de todas as idades em diferentes espaços sociais. Desde a infância até a terceira idade, a Rede Apae busca construir um ambiente inclusivo e acessível para todos.

A Construção de um Futuro Inclusivo

A Fenapaes acredita que as conexões e comunicações estabelecidas por meio do movimento apaeano têm o poder de influenciar a sociedade a se engajar de maneira responsável em prol das causas das pessoas com deficiência. Através do respeito pela diversidade e pela amplificação das vozes daqueles que muitas vezes são marginalizados, a inclusão pode se tornar um pilar fundamental no desenvolvimento do país.

Conclusão: Uma Sociedade de Todos para Todos

À medida que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla se aproxima, é uma oportunidade para todos nós refletirmos sobre como podemos contribuir para um mundo mais inclusivo e compassivo. A história de Beatrice Bemis e a determinação da Fenapaes nos mostram que a conexão e a união de esforços são elementos essenciais na construção de uma sociedade que valoriza e respeita todas as suas partes.

Neste período de conscientização e reflexão, convidamos todos a se envolverem na causa, promovendo a inclusão, compartilhando histórias inspiradoras e contribuindo para a criação de um futuro verdadeiramente inclusivo, onde todas as vozes são ouvidas e todas as pessoas são valorizadas.

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.