Starship: quarta tentativa de lançamento

0
109

Nesta quinta-feira, 6 de junho de 2024, a Star Ship fará a quarta tentativa de voo, será as 9 hs da manhã (horário de Brasília) e será lançado direto dos Estados Unidos. Os objetivos para esta missão são um pouco diferentes daqueles do voo anterior. “O quarto teste de voo muda nosso foco do alcance da órbita para a demonstração da habilidade de retornar e reutilizar o Starship e o Super Heavy”, descreveu a empresa.

A Starship é uma nave totalmente reutilizável, projetada para transportar pessoas e cargas para a Lua, Marte e outros destinos do sistema solar. Ela tem uma altura de 50 metros e um diâmetro de 9 metros, o que a torna uma das naves mais impressionantes já criadas.

Portanto, desta vez, a ideia é que o propulsor Super Heavy acione seus motores e desça suavemente às águas do Golfo do México. Já o Starship, a espaçonave propriamente dita, vai tentar realizar uma reentrada controlada.

Uma das principais vantagens da Starship é sua capacidade de reutilização. A nave é projetada para ser capaz de pousar na superfície de um planeta, reabastecer-se e retornar à Terra para a próxima missão. Isso reduz significativamente o custo das missões espaciais, tornando-as mais acessíveis e viáveis a longo prazo.

A SpaceX já realizou diversos testes com protótipos da Starship, com destaque para o lançamento do SN15, em maio de 2021, que conseguiu aterrissar com sucesso após um voo de teste. Além disso, a empresa está trabalhando em parceria com a NASA para desenvolver a tecnologia necessária para enviar astronautas à Lua e a Marte.

Embora ainda existam desafios a serem superados, a Starship representa um avanço significativo na exploração espacial e pode ser um passo importante na jornada humana em direção a outros planetas. A SpaceX continua a trabalhar arduamente para desenvolver a nave espacial e estamos ansiosos para ver o que o futuro reserva.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a Starship? Deixe nos comentários o que você acha sobre a nave e não se esqueça de se inscrever no canal para acompanhar nossos próximos vídeos sobre tecnologia e inovação. Até a próxima pessoal, nós somos o studio46, de olho no futuro e na notícia.

 

Fabricante SpaceX 
País de origem Estados Unidos
Tamanho
Altura 122 metro, 400 pé
Diâmetro 9 metro, 29,5 pé
Massa 5 000 tonelada, 11 000 000 libra
Estado estrutura em construção
Locais de lançamento Starbase Launch Site, Kennedy Space Center Launch Complex 39A
Lançamentos totais 3
Sucessos 1
Falhas 1
Falhas parciais 1
Voo inaugural Starship V01

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.