Fiéis celebram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém com ramos nas mãos
O Domingo de Ramos, celebrado neste ano em 13 de abril, marca o início da Semana Santa, um dos períodos mais importantes para os cristãos em todo o mundo. Em igrejas e comunidades, a data foi lembrada com missas especiais, procissões e a tradicional bênção dos ramos, simbolizando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém dias antes de sua paixão, morte e ressurreição.
Em várias paróquias, os fiéis levaram ramos de palmeira ou oliveira para serem abençoados. Segundo os Evangelhos, ao entrar montado num jumentinho, Jesus foi aclamado pela multidão com gritos de “Hosana ao Filho de Davi!”, gesto que representava o reconhecimento de sua missão divina.
Elias Batista (leigo ministro da palavra) fala do domingo de ramos
Tradição e reflexão
Mais do que um rito simbólico, o Domingo de Ramos convida os cristãos à reflexão sobre o caminho da cruz. “Este é um momento de olhar para dentro de nós mesmos e seguir com Jesus em sua entrega de amor até o Calvário”, explicou Elias Batista [celebrante da palavra], ele é da paróquia de São Sebastião em Andradas-MG.
A celebração também relembra as contradições do coração humano: a mesma multidão que aclamou Jesus no Domingo de Ramos foi, dias depois, a que gritou “Crucifica-o” diante de Pilatos.
Missa domingo com benção de ramos em Andradas-MG
Paróquia de São Sebastião
7:30 Matriz
9:30 São Benedito
19:00 Matriz
Paróquia de Nossa Senhora
9:30 Leandro Previato
18:30 Vila Euclides
Programação da Semana Santa
Com o Domingo de Ramos, a Igreja entra oficialmente na Semana Santa, que segue com a celebração do Tríduo Pascal:
-
Quinta-feira Santa: Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés
-
Sexta-feira Santa: Celebração da Paixão de Cristo e Via-Sacra
-
Sábado Santo: Vigília Pascal
-
Domingo de Páscoa: Ressurreição do Senhor
A programação completa pode ser conferida nas redes sociais das paróquias locais ou nas secretarias das igrejas. Cline pa paróquia e saiba mais.