Os números da doença em Andradas avançaram consideravelmente durante o mês de janeiro, refletindo um aumento de quase 500%, destacando-se os casos positivos e suspeitos. Segundo o compilado de informações sobre a incidência da Covid-19 no município, apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde, há uma média diária de 60 novos monitorados e os idosos representam o grupo mais vulnerável, como também as pessoas com comorbidades.
Na ocasião, a Prefeita Margot Pioli destacou uma importante ação do Governo Municipal, com a organização do Ambulatório Covid na Policlínica Central. “As pessoas com sintomas leves devem se dirigir até a Policlínica Central, onde está em funcionamento o Ambulatório com uma equipe médica”, ressalta a Chefe do Executivo.
O atendimento é realizado de 2ª a 6ª feira, das 07h00 às 17h00. O serviço oferecido na Policlínica é para as pessoas que residem em bairros que não tem o Posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Os números de casos da doença aumentaram consideravelmente durante o mês de janeiro em Andradas-MG, reflexo das aglomerações e reuniões familiares, fatores agravantes da pandemia. Na última terça-feira, dia 02 de fevereiro, o Comitê de Crise da Covid 19 se reuniu para avaliar o cenário atual da Covid-19 em Andradas. No encontro, estavam presentes: a Prefeita Margot Pioli, o Vice-Prefeito, João Luiz, o Secretário de Governo, Valdir Basso, a Secretária de Saúde, Josiane Valim Dias Mosconi, a Gerente da Divisão de Vigilância em Saúde, Ana Beatriz Sasseron, o Procurador Geral do Município, Daniel Henrique Ferraz, o Vice-Presidente da ACIRA, Júlio César Manzoli, o Cônego Simão Cirineo, o Pastor João Evangelista Francisco, a médica Lívia Teixeira Vitali (Infectologista), que estava on-line. A advogada da Procuradoria Geral do Município, Fabiana Diogo Rocha, e o Farmacêutico Bioquímico, Alcides Buzato, também participaram do encontro.
“Durante o mês de janeiro, percebemos um aumento muito grande na quantidade de pessoas que se dirigiram até ao laboratório, que apresentavam sintomas leves e fizeram o exame para detecção da Covid. O correto é procurar o médico”, destacou Alcides Buzato.