Em Jacutinga, governador Romeu Zema, participa da inauguração da fábrica

0
81

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou nesta quinta-feira (4/7), em Jacutinga, no Sul de Minas, da inauguração da fábrica da empresa Verallia, multinacional que já possui unidades em 11 países, atua na fabricação de embalagens de vidro e será a primeira indústria desse setor em Minas.

Ao todo foram investidos cerca de R$ 330 milhões, com a geração de 172 empregos diretos e mais de 90 indiretos. O governador Romeu Zema ressaltou a importância da geração de novos postos de trabalho para a região e o estado.

“Estar aqui em um momento como esse é o que mais quero fazer nos três anos e meio que tenho pela frente no governo: gerar empregos em Minas”, afirmou o governador, lembrando que, de janeiro a maio, o Estado gerou 75 mil empregos, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado no último dia 27/6 pelo Ministério da Economia.

Segundo Zema, a instalação da Verallia representa um marco. “Além dos empregos gerados, a fábrica tem um potencial multiplicador”, completou o governador, citando o processo de reciclagem para a produção de vidros, que é um dos focos da empresa.

Instalação

Em Minas, serão produzidas embalagens de vidro para alimentos e bebidas, principalmente para os segmentos de vinhos, cervejas, sucos, azeites, conservas, cafés solúveis etc. O vidro é um insumo vital para a importante indústria de bebidas de Minas Gerais. No segmento, além das fábricas já presentes, houve recentemente a instalação/expansão de novas cervejarias, como o Grupo Petrópolis e a Cidade Imperial Petrópolis. Assim, o Estado terá ganhos de arrecadação.

O diretor-geral da Verallia na América Latina, Quintin Testa, explicou a escolha por Jacutinga. “Temos fábricas em 11 países e no Brasil. Compartilho alguns fatores que consideramos na escolha de Jacutinga para receber a mais moderna fábrica: disponibilidade de energia elétrica e gás natural – primordiais para a fabricação de vidro -, e localização estratégica para os nossos serviços. Para a comunidade, a fábrica gera receita e emprego. Estamos contribuindo para o desenvolvimento”, destacou, agradecendo ao Governo de Minas e empresas como Cemig e Gasmig pelo envolvimento no projeto.

Jacutinga é considerada uma cidade estratégica do ponto de vista da logística, por estar próxima ao porto de Santos e também ao mercado consumidor de São Paulo.

Para o prefeito de Jacutinga, Melquíades de Araújo, a chegada de uma empresa de grande porte na cidade é uma demonstração da capacidade da região em receber novos empreendimentos. “Temos aqui dois polos de emprego: malha e café, que funcionam mais no período do inverno. Com isso, as pessoas acabam ficando desempregadas por um período. A Verallia dá um salto fundamental para dizer que Jacutinga comporta e tem mão de obra para que empresas sejam instaladas. Novas empresas estão procurando Jacutinga para se instalar”, comemorou.

Também participaram da inauguração os secretários de Estado de Governo, Custódio Mattos, e de Desenvolvimento Econômico, Vitor de Mendonça, o diretor-presidente do Indi, Thiago Toscano, o diretor de Cadeias Produtivas de Base Humana, João Paulo Braga; além dos deputados estaduais Dalmo Ribeiro e Antônio Carlos Arantes, o CEO mundial da Verallia, Michel Giannuzzi; além de outros executivos da empresa e lideranças da região.

 


Localização estratégica foi um dos fatores decisivos para a instalação em Jacutinga (Crédito: Renato Cobucci/Imprensa MG)

Sul de Minas

Em mais um “Giro pelo Estado”, nesta quinta-feira, o governador Romeu Zema também esteve em Ouro Fino e Pouso Alegre, no Sul de Minas. Na primeira cidade, ele se reuniu com os deputados estaduais Dalmo Ribeiro e Antônio Carlos Arantes e lideranças da região para ouvir demandas.

O secretário de Governo, Custódio Mattos, salientou o objetivo do governador ao percorrer o estado. “É sempre importante o contato entre quem administra e quem enfrenta os problemas. O governador se interessa pessoalmente por cada cidadão e os problemas da região, e gosta muito desse contato pessoal. Zema demonstra nesses contatos que está vendo os verdadeiros problemas, mesmo em meio às dificuldades. Muitas vezes são simples, mas, uma vez resolvidos, significam para as pessoas que o governo está preocupado com elas”, pontuou.

Em Pouso Alegre, Zema visitou a XCMG, o maior grupo de empresas na indústria de maquinário de construção da China, com a maior variedade e série de produtos, sendo a mais competitiva e influente no setor. A XCMG ocupa atualmente o 6º lugar na indústria mundial de maquinário de construção e a 4ª no top 100 da indústria chinesa do segmento.

O governador também se reuniu com prefeitos e empresários da região.

COMPARTILHE
Artigo anteriorBella ciao , uma canção comunista
Próximo artigoSem Neymar, Brasil é Campeão
Elias Batista
Jornalista - MTB 18516/MG. Pós Graduado em Comunicação Empresarial e marketing. Autor do melhor livro de Vinhos do Brasil: Vinho & Política. Locutor e fundador do Grupo Studio46. Ex-diretor artístico da Band FM e Vinícola AM. Editor Chefe da Revista Andradas. Analista Político.

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.