Especial: Andradas celebra seu 134º aniversário

0
423

Neste ano, a cidade de Andradas comemora 134 anos de uma rica história que remonta aos primeiros registros históricos datados de 1792. Originada da iniciativa pioneira de dois fazendeiros de Baependi, Felipe Mendes e Antônio Rabelo de Carvalho, o primeiro povoado conhecido como Samambaia começou a tomar forma. Com gado e determinação, estabeleceram-se às margens do córrego do Cipó, inaugurando assim os primórdios da região.

Elias Batista conta a história de Andradas que nunca te contaram e que não está nos livros, assista…Veja Isso Agora e surpreenda-se.

00

Andradas: Crescimento e Identidade

Em 1848, um marco significativo foi estabelecido quando os moradores da fazenda Lagoa Dourada ergueram uma capela dedicada a São Sebastião, padroeiro da localidade. O povoado cresceu, expandindo-se com sucessivas doações de terrenos e tornou-se Distrito de Paz em 1860, ganhando o nome de São Sebastião de Jaguary, posteriormente elevado à categoria de Freguesia em 1866.

A história local é entrelaçada com eventos marcantes, como a execução de Cachico em 1857, que evidenciou os laços familiares e comunitários da região. A chegada dos imigrantes italianos, a partir de 1893, trouxe consigo uma nova dinâmica, especialmente com o cultivo da vinha e a produção de vinho, elementos que se tornariam característicos de Andradas. Nesta época Andradas ainda fazia parte do município de Caldas.

Andradas: Da Vila ao Município

A evolução administrativa de Andradas não parou por aí. Em 1888, foi elevada à categoria de Vila do Caracol, alcançando o status de cidade em 1925. No entanto, foi em 1928 que uma mudança de nome agitou a comunidade. De Caracol para Andradas, em homenagem ao governador de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, a alteração não foi unanimemente aceita, evidenciando a fervorosa identidade local.

Andradas: Cenário Atual e Pontos Turísticos

Hoje, Andradas orgulha-se de sua história e de seus atrativos. O Pico do Gavião, a imponente Pedra do Elefante, além de suas diversas cachoeiras, são apenas alguns exemplos da beleza natural que encanta visitantes e moradores. As adegas, famosas por seus vinhos, as tradicionais rosquinhas e os restaurantes que exaltam a culinária local completam a experiência única que Andradas oferece.

Andradas: Celebração e Futuro

Enquanto celebra seus 134 anos, Andradas olha para frente com otimismo e respeito à sua história. É uma cidade que abraça suas tradições, ao mesmo tempo em que busca inovação e desenvolvimento para o futuro. Que cada passo dado ao longo desses anos continue a inspirar e moldar o caminho que está por vir, mantendo viva a essência e o orgulho de ser Andradas.

Que a bandeira da cidade continue a tremular com vigor, representando a força, a união e a diversidade de seu povo, marcando assim mais um ano de conquistas e memórias a serem celebradas. Parabéns, Andradas, pelos 134 anos de uma história que se constrói a cada dia com dedicação e amor por esta terra!

Andradas Hoje e uma preocupação

Ao completar 134 anos a cidade enfrenta um grande problema, hoje a cidade tem 134 casos de dengue, a prefeitura tenta acabar com o problema através do fumacê.

 

Bandeira de Andradas
Brasão de Andradas
Centro antigo de Andradas
Igreja matriz de São Sebastião
mapa antigo Caracol
Igreja Matriz inicio 2014 e termino em 1945
Pavilhão do Vinho
7 de setembro de 1943 (durante segunda guerra)

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.