Frio do século, verdes e mentiras da geada que se aproxima

0
400

Se der, acenda o fogão a lenha e prepare um delicioso caldo para enfrentar o frio que vem aí. Uma forte frente fria vai avançar sobre o Brasil na última semana de julho, com chuva em vários estados. A temperatura deve começar a cair a partir da quarta-feira (28), alguns estados podem registrar temperaturas negativas. Essa onda de frio deve ser a mais intensa deste inverno. Segundo o Climatempo, o risco de geada no final da semana é alto em áreas de São Paulo e sul de Minas. Porém segundo o mesmo climatempo é mentira sobre o frio do século.

Previsão para Andradas-MG

Durante o dia 17 (hoje) a temperatura será agradável, durante a noite a temperatura cai para 8º, Já na quarta-feira, logo pela manhã(6hs) a temeratura será de 5º. Na quinta-feira, sexta e sábado a temperatura cai e termos possibilidade de geada. No sábado o Dia será de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde. A temperatura de sábado será na manhã de 1º.

Frio do século

Segundo o Climatempo, nos próximos dias, uma intensa massa de ar frio de origem polar chegará ao Brasil e irá derrubar as temperaturas em várias localidades. No entanto, algumas fake news têm circulado nas redes sociais sobre o assunto.

Verdade ou mentira do Frio

1 – Brasil terá a onda de frio mais intensa do século? Mentira!

A massa de ar frio de origem polar que chegará ao país a partir desta quarta-feira (28) irá provocar queda muito acentuada de temperatura no centro-sul do Brasil e até em áreas da Região Norte. Na Região Sul, é muito provável que tenhamos a onda de frio mais intensa deste ano.

2 – Sensação térmica pode chegar a -25ºC na serra da Região Sul? VERDADE!

Sério que é verdade? Sim, além da baixa temperatura, a sensação térmica será diminuída pela ação de ventos moderados. Por isso, em áreas altas de serra, especialmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a sensação de frio pode chegar a -25ºC.

3 – Governos canadense e americano emitiram alerta sobre frio no Brasil? Mentira!

O Governo dos Estados Unidos e do Canadá não emitiram alerta sobre frio intenso no Brasil. Na realidade, houve uma confusão com relação aos modelos meteorológicos, que são utilizados como base para as previsões de tempo e clima. De fato, o modelo de previsão americano (GFS) e o modelo canadense (CMC) apontavam frio intenso no Brasil, mas não houve nenhum alerta por parte das autoridades desses países.

4 – Preciso fazer sopa para me aquecer? Verdade!

Se você gosta de sopa, canjiquinha e caldo quente, este é o momento ideal para um jantar bem quente, pois a temperatura vai cair. Acompanhar de um bom vinho faz bem para aquecer e para alegrar a noite. Se for no fogão a lenha melhor ainda.

5 – Preciso comprar trenó? Verdade!

Verdade? Não acredite em tudo que está escrito na internet, a menos que você seja o papai Noel e more na Lapônia, não é preciso comprar um trenó, afinal vai fazer frio, mas nem tanto assim.

6 – Geada pode causar novos prejuízo para a lavoura? Verdade!

Infelismente sim, existe ameaça tanto nas plantações quanto no bolso de consumidores no país. A geada, pode causar estragos no campo e, assim, tende a pressionar preços de produtos cultivados em parte do Sul e do Sudeste. Café, hortaliças e frutas integram a lista de mercadorias que podem ficar mais caras em caso de novos prejuízos nas plantações.

Pés de café de Santo Antônio do Jardim queimados com geada

7 – Onda de frio desta semana será mais duradoura? VERDADE!

Muito provavelmente, o grande diferencial dessa massa de ar frio será a persistência de dias consecutivos com temperaturas mínimas negativas nas áreas de maior altitude da Região Sul (entre -6°C e -10°C) e temperaturas máximas abaixo de 10°C no período de 28 a 30/07.

Geadas registradas no início do mês em Santa Rita de Caldas

 

Com informações do Climantempo, Jornal de Brasília e G1

Gostou da matéria? Então compartilha no Face e manda no grupo da família. 

 

Em 2020 teve o mesmo alerta fake

 

O Frio Chegou em Andradas, mas não é o apocalipse que a internet falava

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.