Água de Andradas está contaminada

0
171
água contaminada em Andradas

A Água de Andradas está contaminada. Um levantamento apontou que não só Andradas, mas em 45 cidades do Sul de Minas, a água que chega às estações de tratamento está contaminada por algum tipo de agrotóxico. Além disso, em sete delas, a presença de químicos está bem acima do permitido.  Os dados foram registrados pelo Ministério da Saúde e depois compilados pelo Repórter Brasil, Agência Pública e Public Eye. Segundo o levantamento em Andradas-MG, a água está contaminada por uma substância tóxica.

 Na última reunião da câmara de vereadores de Andradas, o assunto foi a água contaminada. O vereador Regis Basso Andrade, apresentou requerimento cobrando informações sobre a contaminação da água do município. Os legisladores cobram informações sobre a situação e ainda a convocação da COPASA, para que se pronuncie sobre a qualidade da água da cidade.

O que Diz a Copasa

O site Studio46 conversou com a COPASA, que garante em comunicado a potabilidade da água. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa MG informa que a empresa atua segundo a legislação brasileira que determina os parâmetros da potabilidade da água para abastecimento público e divulga periodicamente junto ao Ministério da Saúde os resultados das análises.

 A Copasa possui um rigoroso controle de qualidade da água distribuída. A empresa realiza análises antes, durante e depois do processo de tratamento, sempre respeitando as determinações do Ministério da Saúde. O objetivo dessas análises é verificar e atender os padrões físico-químicos e biológicos estabelecidos como indicadores de potabilidade da água.

 Em relação à recentes matérias veiculadas na mídia sobre presença de compostos químicos provenientes de agrotóxicos, a COPASA MG esclarece que é necessário cautela na interpretação das informações constantes do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) para não gerar interpretações equivocadas.

Veja aos municípios com água contaminada na região

Albertina é a pior cidade da região com 27 agrotóxicos detectados. Os municípios são obrigados a testar 16 tipos de pesticida, 11 deles são associados a doenças crônicas como câncer, má formação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas. Foram realizados 854.140 testes entre 2014 e 2017. Segundo o levantamento, uma em cada quatro cidades do Brasil apresentaram contaminação. Ao todo, 83 cidades de Minas Gerais apresentaram químicos na análise da água.

 

Cidades da região com presença de agrotóxicos na água

Andradas tem 1 agrotóxico

Albertina tem 27 agrotóxicos

Poços de caldas tem 27 agrotóxicos

O que diz o Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde salientou que os dados não estão consolidados e que, portanto, não é possível, “no momento, fazer avaliação sobre a situação da qualidade da água”.

 

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.