Jair Bolsonaro é eleito presidente. Quem Ganha e quem perde?

0
59

Candidato do PSL derrotou o petista Fernando Haddad no segundo turno, com 55% dos votos, e foi eleito o 38º presidente do Brasil. Capitão reformado do Exército e deputado federal desde 1991, Bolsonaro se elegeu com promessas de reformas liberais na economia e um discurso conservador, contrário à corrupção, ao PT e ao próprio sistema político.

A vitória foi confirmada às 19h18, quando, com 94,44% das seções apuradas, Bolsonaro alcançou 55.205.640 votos (55,54% dos válidos) e não podia mais ser ultrapassado por Haddad, que naquele momento somava 44.193.523 (44,46%). Com 100% das seções apuradas, Bolsonaro recebeu 57.797.073 votos (55,13%) e Haddad, 47.039.291 (44,87%).

 

Meios de comunicação

A Globo, folha de São Paulo e os tradicionais meios de comunicação perdem para as redes sociais. Se a campanha de primeiro turno do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) havia quebrado quase todas as regras de marketing político, na segunda fase da eleição ele foi ainda mais radical. Ao evitar a ida aos debates e aos eventos de rua com os argumentos de recuperação do atentado à faca e do receio de “ações terroristas”, o capitão reformado mostrou mais uma vez a força das redes sociais.

PT e PSL

O PT e o PSL despontaram das urnas como as maiores bancadas para a Câmara dos Deputados nos próximos quatro anos.  O PT, que em 2014 elegeu 69 deputados, continua com uma grande bancada, mas perdeu representação, ficando com 56 deputados. O maior crescimento foi do PSL, que saiu de 1 deputado eleito em 2014 para 52. Veja abaixo o quadro comparativo das bancadas. Um dos grandes perdedores foram PSDB e MDB que viram suas bancadas diminuírem.

O MDB – que hoje ocupa a presidência da República com Michel Temer – perdeu quase a metade do espaço que tinha em 2014, quando elegeu 65 deputados. A bancada terá 34 parlamentares.

O Partido Novo, que estreou nas eleições de 2018, conseguiu 8 deputados. A nova Câmara continua marcada pela fragmentação partidária. São 30 legendas com representação no Parlamento.

Estados Unidos e Trump

O Brasil deve se aproximar dos Estados Unidos.

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse na noite neste domingo (28) ter recebido uma ligação do presidente americano Donald Trump, felicitando-o pela vitória nas eleições presidenciais.

“Acabei de receber ligação de alguns líderes. O presidente dos Estados Unidos acabou de ligar, nos desejou boa sorte, e obviamente foi um contato bastante amigável”, disse Bolsonaro em uma transmissão ao vivo feito via rede social.

Em comunicado, a Casa Branca informou que o Presidente Trump parabenizou Bolsonaro e o Brasil pelas eleições de domingo. “Ambos expressaram o forte compromisso de trabalhar lado a lado para melhorar a vida das pessoas dos Estados Unidos e do Brasil, e, como líderes regionais, das Américas.”

Brics perde com Bolsonaro

O Grupo de esquerda liderado por Brasil, Russia, China e Africa do Sul perdem com a eleição de Jair. Mesmo assim, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o porta-voz do  Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang, parabenizaram hoje (29) o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) por sua vitória. O russo enviou telegrama para Bolsonaro, enquanto o governo chinês se pronunciou por meio do representante da área internacional.

Em telegrama enviado a Bolsonaro, Putin diz que seu desejo é desenvolver ainda mais as relações russo-brasileiras, classificadas por ele como “construtivas”.

 

Como foi a Votação em Andradas-MG

Foto candidato

77,78%JAIR BOLSONARO PSL
Foto candidato
22,22%FERNANDO HADADD
Foto candidato Romeu Zema69,41 %ROMEU ZEMANOVO 
Foto candidato Antonio Anastasia30,59 %ANTONIO ANASTASIAPSDB 

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.