LANÇAMENTO FALCON 9 – Missão AXIOM-2 – ASTRONAUTAS RUMO A ISS

0
344

A SpaceX lança neste domingo, 21 de maio, a missão Axiom 2 (Ax-2) da Axiom Space para a Estação Espacial Internacional do Complexo de Lançamento 39A (LC-39A) no Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida. A janela de lançamento instantâneo é às 17h37. ET (21:37 UTC), com uma oportunidade de backup disponível na segunda-feira, 22 de maio, às 17h14. ET (21:14 UTC). O Canal Studio46 transmite o lançamento ao vivo.

Crew Dragon

A espaçonave Dragon que apoia esta missão voou anteriormente com o Crew-4 para a estação espacial. Após a separação do estágio, o primeiro estágio do Falcon 9 pousará na Zona de Aterrissagem 1 (LZ-1) na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral. Durante seu tempo no laboratório orbital, a tripulação conduzirá mais de 20 experimentos científicos e tecnológicos em áreas como fisiologia humana, ciências físicas e STEAM para ajudar a expandir o conhecimento para beneficiar a vida na Terra em áreas como saúde, materiais, desenvolvimento de tecnologia, e permitir avanços industriais. O webcast da SpaceX para a missão Ax-2 será transmitido cerca de 3,5 horas antes da decolagem. Fonte: Space X

O Foguete

Falcon 9 (Falcão 9) é um foguete de dois estágios projetado e construído pela SpaceX no Estados Unidos. É movido pelos motores Merlin, também desenvolvidos pela SpaceX, queimando oxigênio líquido (LOX) e querosene refinado (RP-1) como propelentes. Seu nome deriva da composição da famosa Millenium Falcon com os nove motores do primeiro estágio do foguete. Ao contrário da maioria dos foguetes que são sistemas de lançamentos descartáveis, o Falcon 9 é parcialmente reutilizável, com o primeiro estágio sendo capaz de reentrar na atmosfera e pousar verticalmente após se separar do segundo estágio. Este feito foi realizado pela primeira vez em 2015.

Sobre a Axion

Axiom Space, Inc. é uma empresa privada Norte-Americana, produtora para a Estação Espacial Internacional e provedora de serviçoes baseada em Houston que planeja construir e operar a primeira estação espacial comercial. Foi estabelecida em 2016 por Michael T. Suffredini e Kam Kam Ghaffarian.[2][3][4][1] Em 2023 a empresa tem mais de 60 empregados, muitos com experiência da NASA e de seus contratantes.

Tripulação

Fonte: Axiom Space

Esta vai ser a segunda missão espacial da Axiom Space e, desta vez, a tripulação vai contar com Peggy Whitson como comandante. Ela foi astronauta da NASA e soma 665 dias no espaço, marca ainda não superada por outra mulher ou norte-americano. A participação dela na missão faz parte de uma diretriz da NASA, que exige que as missões privadas na ISS tenham pelo menos um ex-astronauta profissional no comando.

John Shoffner, aviador com mais de 8.500 horas de voo acumuladas em diferentes aeronaves comerciais e helicópteros, vai ser o piloto. Ele vai estar junto do astronauta saudita Ali Alqarni, um dos especialistas da missão; a outra especialista vai ser Rayyanah Barnawi, que vai se tornar a primeira mulher da Arábia Saudita a ir ao espaço.

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.