Pinga com Amburana, o sabor da caatinga

0
31

Sabe aquelas garrafas com vários sabores e raízes que existem nos bares e botecos? Uma das sementes usadas para dar sabor é a amburana, que transforma pingas fortes em uma cachaça adocicada e com sabor leve e perfumado.  A Cachaça envelhecida com sementes de Amburana produz sabores típicos da semente, um toque de canela, babaçu, amêndoas, cravo e couro.

Também conhecida como umburana, imburana, amburana-de-cheiro, cumaru-de-cheiro, entre outros nomes, esta é uma árvore encontrada nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, em vegetações da caatinga, cerrado e mata atlântica. Produz flores perfumadas e sementes aromáticas, de onde se extrai o óleo de amburana.

A amburana, segundo a tradição popular do Norte e Nordeste do Brasil é uma planta aromática balsâmica com efeitos no aparelho digestivo. Tem indicações como broncodilatador, analgésico, antiinflamatório e antireumático.

Além da semente, você pode envelhecer sua cachaça em barril de amburana. A amburana é uma madeira com propriedades medicinais,  que possui diversas características que passam para o destilado. Porem é considerada uma madeira difícil de achar o ponto ideal para a Cachaça.

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.