Qual a solução para a falta d’água em Andradas?

0
123
água contaminada em Andradas

Com a forte seca, Andradas-MG sofre com a falta d’água, vários bairros relatam as torneiras secas. A Copasa comunicou que devido a seca, houve queda na vazão dos córregos Caracol e Pirapitinga e que os bairros estão com intermitência no abastecimento. Técnicos estão trabalhando em um sistema emergencial para captar água do Rio Jaguari Mirim. A única solução é com investimento.

“Infelizmente mais um final de semana sem água, isso se repete há alguns anos. Por esse motivo fizemos todo o possível e conseguimos anular o contrato que a COPASA tinha com o município de Andradas… Temos outras 7 empresas querendo investir aqui e vocês estão procrastinando um processo licitatório somente para prejudicar a população Andradense.” Disse o prefeito de Andradas, Sr. Rodrigo Lopes.

Em 1994 houve o mesmo problema, como Andradas resolveu? O então prefeito Valdemar Franco, junto com os vereadores da época, fizeram uma comitiva e foram para Belo Horizonte para forçar a COPASA a fazer investimentos. A empresa fez investimentos e garantiu o abastecimento por 20 anos, porém este prazo de 20 anos se esgotou em 1995.

Portanto erra a administração local e seus vereadores em não ir a Belo Horizonte e obrigar a COPASA a fazer investimentos. O que foi feito? Quebra de contrato com a empresa para que outra assumisse o município, com isso a empresa de abastecimento não está investindo nada em Andradas.

São João da Boa Vista

Houve um grande investimento, junto ao governo do estado para a criação de uma grande represa para a captação de água, e assim, garantir o abastecimento da cidade. A SABESP assumiu o fornecimento de são João com a previsão de investimentos da ordem de R$ 70 milhões na cidade ao longo do contrato para melhorias e ampliação nos sistemas de produção, distribuição e preservação de água. Em relação aos esgotos, a meta é aumentar o índice de tratamento de 50% para 100%.

Como outros países fazem?

A Austrália passou por uma séria adaptação a fim de evitar a escassez. Entre 1997 e 2009, houve o período de seca mais severo. Depois, entre 2013 e 2014 houveram 156 recordes de temperatura. A solução foi investir pesado na infraestrutura. Foram R$ 6 bilhões para evitar vazamentos e economizar água. Eles utilizaram de uma técnica que muitos países aplicam em seu sistema de água: o tratamento e reuso da água. As obras encaminham as águas residuais que saem das casas para reservatórios. Então, ela é tratada.

Solução para Andradas

Não existe solução sem investimento, a maioria pede a saída da COPASA, mas o que precisamos é de investimento, seja da Copasa ou outra empresa. Poderia acontecer como a Zona Azul, onde todos queriam uma solução para o trânsito, ela veio, mas com valores absurdos na conta do andradense. Esperamos que no fim, o andradense não pague o pato, afinal pato, gosta de água.

A água contaminada de Andradas, clique aqui e saiba mais

 

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.