O Dia Nacional da Rádio é comemorado em 25 de setembro. A data lembra o nascimento de Roquete Pinto, considerado o “Pai do Rádio Brasileiro”. A primeira transmissão radiofônica no Brasil aconteceu no dia 7 setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência brasileira. Hoje, mais de 9 mil emissoras operam no Brasil.
“O rádio é uma coisa maravilhosa…quando surgiu a televisão, falaram que o rádio iria acabar e não acabou, anos 70 a 80 a maioria das pessoas tinham o rádio como único meio de comunicação, grandes nomes, como Zé Bétio, Pedro de Alcântara e outros grandes comunicadores. O carisma do locutor é importante…” Afirmar o locutor Vanderlei Ribeiro (Vander Balboa).
Ele continua: “Hoje o grande concorrente é a internet…mas a magia do rádio é importante e nunca vai acabar, a internet vem até para contribuir com o rádio que chega no mundo todo pela rede mundial de computadores.” Destaca Vander, ele é locutor da Rádio Vinícola, começou a locução em 1993.
PODCAST com a história do Rádio
A seguir ouça o áudio sobre a história do Rádio, gravado pelo locutor Elias Batista, no PODCAST Studio46. Clique na imagem a seguir e ouça o mundo do Rádio.
Futuro do Rádio
As emissoras AM estão migrando para o FM, nas grandes capitais praticamente não existe o Rádio AM, uma questão de tempo para que o interior veja, ou ouça, esta migração. A previsão do ministério era até o fim de 2020.
“Rádio agora é o meio para a entrega o melhor conteúdo através múltiplas plataformas e os radiodifusores devem saber como se apoiar nas novas tecnologias, na Internet, para crescer e monetizar”. Esta é a opinião de Mayrink Júnior, diretor do Sistema MPA de Comunicação e vice-presidente da AMIRT – Associação Mineira de Rádio e Televisão.
Para ele, o rádio deixou o tradicional dial e agora é multiplataforma, sabendo aproveitar o melhor do mundo digital, incluindo as redes sociais e os novos canais de veiculação de conteúdo, como o Youtube e o Facebook, e ampliando sua base de ouvintes. O Rádio nunca vai acabar, pode mudar o meio de comunicação, mas o rádio será eterno.
Gosta de Rádio? Saiba como Silvana Santos iniciou sua carreira de locutora. Clique aqui e saiba mais.