“Abstinência sexual dos membros das camadas menos favorecidas.”Afirma Thomas Malthus

0
22

Em 1798, Thomas  Malthus publicou anonimamente seu Essay on Population (Ensaio sobre a população), no qual afirma que a população cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética. A solução para evitar epidemias, guerras e outras catástrofes provocadas pelo excesso de população, consistiria, segundo ele, na restrição dos programas assistenciais públicos de caráter caritativo e na abstinência sexual dos membros das camadas menos favorecidas da sociedade.

Malthus era um pessimista que considerava a pobreza como um destino ao qual o homem não pode fugir. Sua obra foi ao mesmo tempo criticada e aplaudida. Enquanto alguns setores da sociedade o acusavam de ser cruel, indiferente e até mesmo imoral, economistas de renome apoiavam suas teorias. Na segunda edição da obra, de 1803, Malthus modificou algumas teses mais radicais da primeira edição. Com o tempo, o “malthusianismo” foi incorporado à teoria econômica, atuando como freio de teses mais otimistas. Na segunda metade do século XX, os problemas demográficos mundiais revitalizaram as concepções de Malthus, embora a agricultura intensiva tenha permitido aumentos de produção muito maiores do que os previstos por ele.

Una frase que Malthus considerava essencial em sua teoria, é a seguinte: “o Homem, não pode enganar la sociedad no quiere su trabajo, não tem direito algum de alimentos… A natureza vai executar sua própria ordem … a harmonia, a  abundancia que antes reinava, se converterá em escassez”.

Malthus propunha duas situações para solucionar o problema:

Método Positivo:

Busca o caminho do equilíbrio mediante a morte, por epidemias, fome e guerras;

Método Preventivo

Controle da natalidade, aconselhava a diminuir os nascimentos.

” se não for  possível que cada casal  limitasse o número de filhos, haveria razão para preocupação com o aumento da população, da raça humana e na extinção de cada país, até da terra inteira, jamais se alcançaria uma solução”, disse Malthus.

 

Site: http://www.ecobachillerato.com/economistas/malthus.htm

Brasilescola.com

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.