Prefeitura de Andradas suspende vários serviços devido ao Coronavirus

0
90

Prefeitura de Andradas suspende vários serviços devido ao Coronavirus. O prefeito Rodrigo Aparecido Lopes, através do decreto 2.126 de 16 março de 2020, criou o Gabinete de Gerenciamento de Crise em razão da pandemia da doença infecciosa viral respiratória COVID-19.

Coletiva de imprensa Gabinete de Crise – COVID 19

Publicado por Prefeitura Municipal de Andradas em Segunda-feira, 16 de março de 2020

 

Com caráter preventivo, e procurando avaliar e acompanhar, no âmbito do município de Andradas, questões inerentes ao contexto epidemiológico do mencionado vírus, respeitando as diretrizes dos órgãos públicos competentes nas esferas estaduais e federais no trato do assunto, o Gabinete instituído na data desta segunda feira 16, que tem como seu coordenador o Prefeito Municipal Rodrigo Lopes, deliberou sobre algumas medidas com início nesta terça feira 17 março, são elas:

Suspensão de serviços

  1. Suspensão das atividades do Projeto Pró Vida, Centro de Convivência e Centro Cultural.
    2. Afastamento das atividades de trabalho presencial dos funcionários públicos com idade igual ou maior que 60 anos.
    3. Sugestão para as empresas privadas realizarem o afastamento de funcionário com idade igual ou maior que 60 anos.
    4. Afastamento das atividades de trabalho presencial as funcionárias publicas gestantes.
    5. Sugestão para as empresas privadas realizarem o afastamento de suas funcionárias gestantes.
    6. Interrupção do atendimento presencial ao público dos serviços do Andradas Prev, o atendimento acontecerá apenas através do telefone: 3731 1382.
    7. Suspensão gradativa das aulas da Rede Municipal de Ensino, creches e escolas, os pais que tem com quem deixar seus filhos, não devem enviá-los para as aulas a partir do dia 17 de março, os pais que não tem com quem deixar seus filhos terão até o dia 23 de março para se programarem. Não é aconselhado deixar as crianças com os avós, pois pessoas com mais de 60 anos estão no grupo de risco.
    8. Sugestão para que as Escolas Particulares também suspendam suas aulas.
    9. Suspenção das atividades do CEREST, no que se refere ao atendimento de fisioterapia e fonoaudiologia.
    10. Suspenção na Rede Municipal de Saúde da realização eletiva de Ultrassom, Eletrocardiograma, Puericultura e suspenção das atividades do Setor de Saúde Bucal.
    11. Fechamento do Parquinho da Praça 7 de Setembro.
    12. Suspenção de transporte para tratamento fora do domicílio TFD, de pacientes para tratamentos eletivos, mantendo o transporte para pacientes da oncologia e hemodiálise.
    13. Suspenção de eventos públicos, evitando grandes aglomerações.
    14. Suspensão da Terapia Ocupacional (T.O) do Caps.
    15. Sugestão a SACMA (Santa Casa de Misericórdia de Andradas) em suspender os Raio- x eletivos.
    16. Sugerir ao Asilo local, não realizar nenhuma ação que gere aglomeração de pessoas. (Almoço, ou qualquer tipo de confraternização no local. Em caso de eventos já agendados, cancelar.)
    17. Recomendação a todos os laboratórios locais a notificarem o setor de Vigilância em Saúde do Município todas as confirmações do COVID-19.Esse Gabinete de Gerenciamento de Crise, em razão do COVID-19, é composto pelas seguintes autoridades:

Prefeito Municipal Rodrigo Aparecido Lopes, a quem caberá a coordenação do colegiado; Vice-Prefeito Municipal, João Luiz Magalhães Teixeira; Secretária Municipal de Saúde e Ação Social, Márcia Fernandes de Andrade Gonçalves; Gerente da Divisão de Vigilância em Saúde, Aparecida de Fátima Silva de Carvalho; Dr. Cláudio Vergueiro Costa – Médico , diretor da Santa Casa de Misericórdia de Andradas SACMA; Dra. Tathiana Miranda Torres – Médica Clínica Geral, lotada na Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social; Secretária de Governo, Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Vivian Caldas Magalhães Franco; Procuradora Geral do Município, Fabiana Bertoli ;Presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Roberto da Silva; Cônego Simão Cirineo Ferreira – Representante da Igreja Católica; Pastor Isaqueu Mendes de Freitas – Representante das Igrejas Evangélicas; Rosana Aparecida Sibila Fraga de Souza – Presidente da Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas (ACIRA).
Com o objetivo de avaliar e acompanhar no âmbito municipal questões inerentes ao contexto epidemiológico do mencionado vírus, respeitando as diretrizes dos órgãos públicos competentes nas esferas estaduais e federais no trato do assunto, o Gabinete recomenda algumas medidas preventivas e eficazes para conter a disseminação do novo vírus:
Manter a etiqueta respiratória; (conjunto de medidas comportamentais que devem ser tomadas ao tossir ou espirrar);

Higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%;
Estimular o uso de lenços de papel, bem como seu descarte adequado;
Evitar compartilhamento de copos/vasilhas;
Estimular o uso de recipientes individuais para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros;
Manter os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas);
Evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados.
Manter a atenção para indivíduos que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.)
Proteção dos idosos. Recomenda-se a todos os idosos evitar ao máximo a circulação em público, procurar permanecer dentro de casa, cuidando de maneira criteriosa a higiene pessoal.
No decorrer da semana será expedido o competente decreto, regularizando estas ações.

Portador de Coronavirus esteve em Andradas em festa com 67 pessoas

COMENTE

Por favor digite o seu comentário
Por favor informe o seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.